Scroll to navigation

dpkg-statoverride(1) dpkg suite dpkg-statoverride(1)

NOME

dpkg-statoverride - sobrepõe a propriedade e o modo dos ficheiros

SINOPSE

dpkg-statoverride [option...] command

DESCRIÇÃO

stat overrides” são um modo de dizer dpkg(1) para usar um dono ou modo diferente para um caminho quando um pacote é instalado (isto aplica-se a qualquer objecto de sistema de ficheiros com que o dpkg lide, incluindo directórios, dispositivos, etc.). Isto pode ser usado para forçar programas que são normalmente definidos a um uid a serem instalados sem uma bandeira setuid, ou apenas executável por um determinado grupo.

dpkg-statoverride é um utilitário para gerir sobreposições de estatísticas. Tem três funções básicas: adicionar, remover e listar sobreposições.

COMANDOS

Add an override for path. path does not need to exist nor be known to dpkg when this command is used; the override will be stored and used later. Users and groups can be specified by their name (for example root or nobody), or by their number by prepending the number with a ‘#’ (for example #0 or #65534). The mode needs to be specified in octal.

Se for especificado --update e caminho existir, é imediatamente definido para o proprietário e modo novos.

Remove uma sobreposição para path, o estado de path é mantido inalterado por este comando.
Lista todas as sobreposições. Se for especificado um padrão glob, restringe o resultado às sobreposições que correspondem ao glob.
Mostra a mensagem de utilização e termina.
Oferece ajuda acerca das opções --force-thing (desde dpkg 1.19.5).
Mostra a versão e termina.

OPÇÕES

Define o directório de administração para directory. Isto é onde o ficheiro statoverride é guardado. A predefinição é «/var/lib/dpkg» se DPKG_ADMINDIR não estiver definido.
Define o directório de instalação, o que se refere ao directório onde os pacotes são instalados (desde dpkg 1.19.2). A predefinição é «/» se DPKG_ROOT não estiver definido.
Define o directório raiz para directory, o que define o directório de instalação para «directory» e o directório administrativo para «directory/var/lib/dpkg» (desde dpkg 1.19.2) se DPKG_ROOT não estiver definido.
Força ou recusa (no-force e refuse significam o mesmo) a fazer algumas coisas (desde dpkg 1.19.5). things é uma lista separada por vírgulas de coisas especificadas em baixo. --force-help mostra uma mensagem a descreve-las. A coisas marcadas com (*) já são forçadas por predefinição.

Aviso: Estas opções são maioritariamente destinadas a serem usadas apenas por experts. Usá-las sem total conhecimento dos seus efeitos pode danificar todo o seu sistema.

all: Liga (ou desliga) todas as opções de forçar.

statoverride-add: Sobrescreve uma sobreposição de estatística existente quando a adiciona (desde dpkg 1.19.5).

statoverride-remove: Ignora uma sobreposição de estatística em falta quando a remove (desde dpkg 1.19.5).

security-mac(*): Usa segurança baseada em Mandatory Access Controls (MAC) específica da plataforma quando instala ficheiros no sistema de ficheiros (desde dpkg 1.19.5). Em sistemas Linux a implementação usa SELinux.

not-root: Try to (de)install things even when not root (since dpkg 1.21.8).

Força uma acção, mesmo que a verificação de sanidade a proíba Isto é necessário para sobrepor uma sobreposição existente. Esta opção está descontinuada (desde dpkg 1.19.5), é substituída por --force-all.
Imediatamente tenta alterar o caminho para o novo dono e modo se existir.
Fica menos detalhado sobre o que faz.

ESTADO À SAÍDA

0
A acção requisitada foi executada com sucesso.
1
Para --list, se não existirem sobreposições ou nenhuma corresponder ao glob fornecido.
2
Erro fatal ou irrecuperável devido a utilização de linha de comandos inválida, ou interações com o sistema, tais como acesso à base de dados, alocações de memória, etc.

AMBIENTE

Se definido e as opções --instdir ou --root não foram especificadas, será usado como o directório raiz do sistema de ficheiros (desde dpkg 1.19.2).
Se definido e as opções --admindir ou --root não foram especificadas, será usado como o directório de dados do dpkg.
Se definido e nenhuma da opções --force-... forem especificadas, será usado como a opção de forçar a usar (desde dpkg 1.19.5).
Define o modo de cor (desde dpkg 1.18.5). Os valores actualmente aceites são: auto (predefinido), always e never.

FICHEIROS

/var/lib/dpkg/statoverride
Ficheiro que contém a lista actual de sobreposições de estados do sistema. Está localizado no directório de administração do <dpkg>, juntamente com outros ficheiros importantes para o dpkg, como status ou available.

Nota: O dpkg-statoverride preserva uma copia antiga deste ficheiro, com a extensão "-old", antes de o substituir pelo novo.

VEJA TAMBÉM

dpkg(1).

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2022-07-01 1.21.9