Scroll to navigation

LILO.CONF(5) File Formats Manual LILO.CONF(5)

NOME

lilo.conf - arquivo de configuração do lilo

DESCRIÇÃO

Este arquivo, por padrão /etc/lilo.conf, é lido pelo carregador de inicialização lilo (veja lilo(8)).

Ele pode se parecer com:

boot = /dev/hda
delay = 40
compact
vga = normal
root = /dev/hda1
read-only
image = /zImage-1.5.99

label = try image = /zImage-1.0.9
label = 1.0.9 image = /tamu/vmlinuz label = tamu root = /dev/hdb2 vga = ask other = /dev/hda3 label = dos table = /dev/hda

Este arquivo de configuração especifica que o lilo usa o Registro Mestre de Inicialização (MBR) no /dev/hda. (Para uma discussão sobre as várias formas de usar o lilo, e a interação com outros sistemas operacionais, veja user.tex na documentação do lilo).

Ao inicializar, o carregador irá aguardar por quatro segundos (40 décimos de segundos) para que voce pressione a tecla Shift. Caso isso não ocorra, o primeiro kernel mencionado (/zImage-1.5.99, o qual provavelmente foi instalado há pouco) será iniciado. Caso Shift seja pressionado, o carregador perguntará qual imagem deverá ser usada. Para verificar as alternativas, basta pressionar [TAB] (ou [?], caso se tenha um teclado padrão US), e será apresentada uma lista das imagens disponíveis. Tem-se então a alternativa de carregar um kernel novo, ou um antigo e confiável, ou um de outro sistema de arquivos (caso algo tenha ocorrido com o sistema de arquivos raiz atual), ou iniciar um sistema operacional diferente. Podem haver até 16 imagens mencionadas no lilo.conf.

Como se pode ver acima, um arquivo de configuração começa com um número de opções globais (as primeiras 6 linhas no exemplo), seguidas das descrições das opções das várias imagens. Uma opção em uma descrição de uma imagem irá se sobrepor à uma definição global.

OPÇÕES GLOBAIS

Há diversas opções possíveis. As apresentadas a seguir são literalmente as mesmas listadas em user.tex (ligeiramente abreviadas).

Copiar o setor de inicialização original para arquivo (o qual pode também ser um dispositivo, por exemplo /dev/null) ao invés de /boot/boot.NNNN.
Define o nome do dispositivo (por exemplo uma partição de disco rígido) que contenha um setor de inicialização. Caso a palavra chave seja omitida, o setor de inicialização é lido do (e provavelmente gravado no) dispositivo montado como raiz.
Define mudanças em tempo de inicialização dos números de tipo de partição ('esconder'). Veja a seção "Regras de Mudança de Tipos" do user.tex para mais detalhes.
Tenta combinar requisições de leitura de setores adjacentes em uma única solicitação de leitura. Isso reduz drasticamente o tempo de carga e mantém o mapa menor. Usar esta opção é bastante recomendável especialmente quando se inicializa a partir de um disquete.
Usa a imagem especificada como a imagem de inicialização padrão. Caso `default' seja omitido, a imagem listada em primeiro lugar no arquivo de configuração é usada.
Especifica o número de décimos de segundo que o carregador deve esperar antes de carregar a primeira imagem. Isso é útil em sistemas que inicializam imediatamente de um disco rígido após a habilitação do teclado. O carregador não tem que esperar pelo período de tempo caso `delay' seja omitido ou configurado como zero.
Define parâmetros não padronizados para o disco especificado. Veja a seção "Geometria de Disco " em user.tex para detalhes. Ainda mais útil é o parâmetro "bios=". A BIOS numera seus discos como 0x80, 0x81, etc... e é impossível decidir qual disco corresponde a qual disco da BIOS (já que depende da configuração da BIOS e do tipo da BIOS), de forma que se você possuir uma configuração incomum, você precisa especificar a correspondência entre discos Linux e discos BIOS. Por exemplo,


disk=/dev/sda
bios=0x80
disk=/dev/hda
bios=0x81

significaria que seu disco SCSI é o primeiro disco da BIOS, e seu disco IDE (primary master) é o segundo disco da BIOS.

Especifica o nome da tabela de parâmetros de disco. O instalador do mapa procura por /etc/disktab caso `disktab' seja omitido. O uso deste parâmetro é desencorajado.
Permite ao lilo ajustar os endereços nas tabelas de partições. Cada partição contém um endereço constituído por setor/cabeça/cilindro e um linear do primeiro e do último setor da partição. Caso a partição não esteja alinhada com as trilhas e se certos sistemas operacionais estiverem usando o mesmo disco (PC/MS-DOS ou OS/2), eles podem alterar o endereço. O lilo pode guardar seu setor de inicialização somente em partições onde ambos endereços correspondam. O lilo ajustará os endereços caso esta opção esteja configurada. ATENÇÃO: isso não garante que outros sistemas operacionais tentem mudar os endereços posteriormente. É possível ainda que esta opção cause efeitos colaterais imprevisíveis. A forma correta de ajustar este problema é reparticionar o disco com um programa que faça o alinhamento. Ainda em alguns discos (grandes discos EIDE com conversão de endereços habilitada), sob certas circunstâncias, pode ser inevitável ter certos conflitos na tabela de partições.
Assim como em `backup', regrava uma cópia antiga de arquivo caso exista.
Diz ao lilo para ignorar tabelas com partições corrompidas.
Instala o arquivo especificado no novo setor de inicialização. Caso `install' seja omitida, /boot/boot.b é usado como padrão.
Gera endereços lineares ao invés de endereços no formato setor/cabeça/cilindro. Endereços lineares são convertidos em tempo de execução e não dependem da geometria do disco. Note que os discos de inicialização podem não ser portáveis, caso a opção `linear' seja usada, porque os serviços do BIOS que determinam a geometria do disco não funcionam adequadamente em disquetes. Ao usar `linear' com discos grandes, o /sbin/lilo pode gerar referências a áreas inacessíveis do disco, uma vez que os endereços setor/cabeça/cilindro não são conhecidos antes da inicialização do sistema.
Habilita a gravação das linhas de comandos de inicialização como padrão das próximas inicializações do sistema. Desta forma, o lilo guarda as opções até que sejam manualmente sobrepostas.
Especifica a localização do arquivo mapa. Caso `map' seja omitido, o arquivo /boot/map será usado.
Especifica um arquivo contendo uma mensagem a ser apresentada antes da linha de inicialização. Nenhuma mensagem é apresentada enquanto o programa estiver esperando pela tecla shift após ser apresentada a mensagem LILO. Na mensagem o caracter FF([Ctrl L]) limpa a tela. O tamanho do arquivo de mensagem está limitado a 65535 bytes. O arquivo map tem que ser reconstruído se o arquivo de mensagem for alterado ou movimentado para outra localização.
Desabilita avisos sobre possíveis perigos futuros.
Um parâmetro `optional' (veja abaixo) pode ser aplicado para cada uma das imagens.
Uma opção `password=...' (veja abaixo) pode ser aplicada para cada uma das imagens.
Força a apresentação da mensagem de acesso ao sistema, e fica aguardando que alguma tecla seja pressionada. Reinicializações desatendidas são impossíveis caso `prompt' esteja configurado e `timeout', não.
Uma opção `restricted' (veja abaixo) pode ser aplicado para cada uma das imagens.
habilita o controle a partir de uma linha serial. A porta serial especificada é inicializada e o carregador de inicialização aceita entradas a partir daí e do teclado. Enviar um caractere de quebra em uma linha serial corresponde a pressionar a tecla shift na console, para se obter a atenção do carregador. Todas as imagens de inicialização devem ser protegidas por senha caso a linha serial seja menos segura que a console, por exemplo se a linha está conectada a um modem. Os parâmetros tem a seguinte sintaxe:


<porta>[,<bps>[<paridade>[<bits>]]]

<porta>: o número da porta serial. O 0 corresponde a COM1 ou /dev/ttyS0, etc. Todas as quatro portas podem ser usadas (caso presentes).

<bps>: taxa de transferência, em baud, da porta serial. As seguintes velocidades são suportadas: 110, 150, 300, 600, 1200, 2400, 4800 e 9600 bps. Padrão é 2400 bps.

<paridade>: paridade usada na linha serial. O carregador ignora as paridades de entrada e ignora pelo oitavo bit. Os seguintes (maiúscula ou minúscula) caracteres são usados para descrever a paridade: n para nenhuma, ``e'' para par e ``o'' para paridade ímpar.

<bits>: o número de bits de um caractere. Somente 7 e 8 bits são suportados. O padrão é 8 bits para paridade nenhuma, 7 se a paridade é par ou ímpar.

Caso serial esteja configurado, o valor de `delay' é automaticamente elevada para 20.

Exemplo: serial=0,2400n8 inicializa COM1 com os parâmetros padrões.

Configura o tempo de espera (em décimos de segundos) para entrada de teclado. Caso nenhuma tecla seja pressionada no tempo especificado, a primeira imagem é automaticamente carregada. Similarmente, a entrada da senha é abortada se o usuário levar muito tempo. O padrão da espera é infinito.
Ativa a geração de relatórios de progresso. Números maiores fornecem mais mensagens de saída. caso -v seja adicionalmente especificada na linha de comando do lilo, o nível é incrementado de acordo. O nível máximo é igual a 5.

Adicionalmente, os parâmetros de configuração append, ramdisk, read-only, read-write, root e vga podem ser configurados na seção de opções globais. Estas são usadas como padrões, caso não sejam especificadas na seção de configuração das respectivas imagens do kernel.

SEÇÃO POR IMAGEM

Uma seção por imagem começa ou com uma linha


image=caminho

(para indicar o arquivo ou dispositivo contendo a imagem de inicialização do kernel do Linux), ou a linha


other=caminho

para indicar um sistema arbitrário a ser iniciado.

Caso uma linha image especifique a inicialização a partir de um dispositivo, então há que se indicar a faixa de setores a serem mapeados usando-se

No último caso (carregando outro sistema) há três opções:

Especifica o carregador a ser usado. Por padrão, /boot/chain.b é usado. O carregador deve ser especificado caso a inicialização de um dispositivo seja outro que não o primeiro disco ou disquete.
Isso especifica o dispositivo que contém a tabela de partição. O carregador de inicialização não passará informações da partição para o sistema operacional caso esta variável seja omitida. (Alguns sistemas operacionais têm outras formas de determinar de qual partição eles foram carregados. Por exemplo, o MS-DOS usualmente armazena a geometria do disco de inicialização ou partição no seu setor de inicialização). Note que /sbin/lilo deve ser reexecutado se a tabela de partições mapeadas for modificada.
Não acessar o setor de inicialização em tempo de criação do mapa. Isso desabilita algumas checagens, incluindo a checagem da tabela de partição. Caso o setor de inicialização esteja em um disquete de formato fixo, usar UNSAFE evita a necessidade de por-se um disco no drive ao executar o mapa instalador. `unsafe' e `table' são mutuamente incompatíveis.

Em ambos os casos as seguintes opções são aplicadas:

O carregador usa o nome do arquivo sem seu caminho, em cada imagem especificada, para identificá-lo. Um nome diferente pode ser usado para configurar a variável `label'.
Um segundo nome para a mesma entrada pode ser usado, criando-se um nome alternativo.
(Veja acima.)
Omite a imagem, caso não esteja disponível em tempo de criação. Isso é útil para especificar os testes de kernel que nem sempre estão presentes.
Protege a imagem através de senha.
Uma senha é requerida somente para inicializar a imagem caso se parâmetros forem especificados na linha de comando (por ex. single).

OPÇÕES DO KERNEL

Caso a imagem carregada seja um kernel do Linux, então podem ser passados parâmetros na linha de comando para este kernel.

Anexa as opções especificadas à linha de comando passadas para o kernel. Isto é tipicamente usado para especificar parâmetros de hardware que não podem ser detectados automaticamente ou cujos testes podem ser perigosos. Por exemplo:


append = "hd=64,32,202"

Como `append', porém remove todas as outras opções (por exemplo, configuração do dispositivo raiz). Uma vez que opções vitais podem ser removidas inadvertidamente com `literal', esta opção não deve ser configurada na seção de opções globais.
Especifica o tamanho do disco de RAM opcional. Um valor igual a zero indica que nenhum disco em memória deve ser usado. Caso esta variável seja omitida, um tamanho para disco em memória configurado na imagem de inicialização será usado.
Especifica que o sistema de arquivos raiz deve ser montado com permissões somente de leitura. Tipicamente o procedimento de início do sistema remonta o sistema raiz com permissões de leitura e gravação posteriormente (por exemplo após executar o comando fsck).
Especifica que o sistema de arquivos raiz deve ser montado com permissões de leitura e gravação.
Isso especifica o dispositivo que deve ser montado como raiz. Caso o nome especial current seja usado, o dispositivo raiz é configurado para o dispositivo no qual o sistema de arquivos raiz está atualmente montado. Caso o raiz tenha sido alterado com -r o respectivo dispositivo é usado. Caso a variável `root' seja omitida, o dispositivo raiz configurado na imagem do kernel será utilizado. (Pode ser definido em tempo de compilação, através da variável ROOT_DEV e pode ser posteriormente alterada com o programa rdev(8).)
Especifica que o modo VGA texto deve ser usado na inicialização do sistema. Os seguintes valores são reconhecidos (não há diferenças entre maiúsculas e minúsculas):

normal: seleciona modo texto normal 80x25.

extended (ou ext): seleciona modo texto 80x50.

ask: para e pergunta ao usuário (em tempo de inicialização).

<number>: usa o modo texto correspondente. Uma lista dos modos disponíveis pode ser obtida iniciando-se o sistema com vga=ask e pressionando [Enter].

Caso esta variável seja omitida, a configuração VGA contida na imagem do kernel é usada. (Pode ser definido em tempo de compilação, através da variável SVGA_MODE no arquivo Makefile do kernel e posteriormente alterada com o programa rdev(8)).

VEJA TAMBÉM

lilo(8), rdev(8).
A distribuição do lilo é acompanhada por uma documentação extensiva da qual os dados acima foram retirados.

TRADUZIDO POR LDP-BR em 21/08/2000.

André L. Fassone Canova <lonelywolf@blv.com.br> (tradução) Roberto Selbach Teixeira <robteix@zaz.com.br> (revisão)

28/07/1995