table of contents
- bookworm-backports 4.24.0-2~bpo12+1
- testing 4.24.0-2
- unstable 4.24.0-2
REPO-ADD(8) | Manual do pacman | REPO-ADD(8) |
NOME¶
repo-add - utilitário de manutenção da base de dados de pacotes
SINOPSE¶
repo-add [opções] <caminho-para-db> <pacote> [<pacote> ...]
repo-remove [opções] <caminho-para-db> <nomepacote> [<nomepacote> ...]
DESCRIÇÃO¶
repo-add e repo-remove são dois scripts para ajudar a construir uma base de dados para pacotes compilados com makepkg(8) e instalados com pacman(8).
repo-add vai atualizar uma base de dados de pacotes lendo um arquivo de pacote compilado. Vários pacotes para adicionar podem ser especificados na linha de comando.
Se um arquivo “.sig” correspondente é encontrado junto a um arquivo de pacote, a assinatura será automaticamente incorporada à base de dados.
repo-remove vai atualizar uma base de dados de pacote removendo o nome do pacote especificado na linha de comando. Vários pacotes para remover podem ser especificados na linha de comando.
Uma base de dados de pacote é um arquivo tar, opcionalmente compactado. As extensões válidas são “.db” seguido por uma extensão de arquivo de “.tar”, “.tar.gz”, “.tar.bz2”, “.tar.xz” ou “.tar.Z”. O arquivo não precisa existir, mas todos os diretórios pais devem existir.
OPÇÕES COMUNS¶
-q, --quiet
-s, --sign
-k, --key <chave>
-v, --verify
--nocolor
OPÇÕES DE REPO-ADD¶
-n, --new
-R, --remove
EXEMPLO¶
repo-add foo.db.tar.xz <pkg1> [<pkg2> ...]
Isso cria duas bases de dados separadas; uma base de dados menor “foo.db.tar.xz” usada pelo pacman e uma base de dados grande contendo listas de arquivos de pacote “foo.files.tar.xz” para uso por outros utilitários. Embora o pacman possa usar a base de dados grande (se renomeada com uma extensão db.tar*), atualmente não há nenhum benefício adicional para o download maior.
VEJA TAMBÉM¶
Consulte o site do pacman em https://archlinux.org/pacman/ para obter informações atuais sobre o pacman e suas ferramentas relacionadas.
BUGS¶
Bugs? Você deve estar brincando; não há erros neste software. Mas se por acaso estivermos errados, envie um relatório de erro com o máximo de detalhes possível no rastreador de erros do Arch Linux na seção Pacman.
AUTORES¶
Atuais mantenedores:
Principais colaboradores anteriores:
Para outros contribuidores, use git shortlog -s no repositório pacman.git.
TRADUÇÃO¶
A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>
Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.
Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.
21 novembro 2022 | Pacman 6.0.2 |