table of contents
- bullseye-backports 4.17.0-2~bpo11+1
- testing 4.17.0-2
- unstable 4.17.0-2
FSEEK(3) | Manual do Programador do Linux | FSEEK(3) |
NOME¶
fgetpos, fseek, fsetpos, ftell, rewind - reposiciona um fluxo
SINOPSE¶
#include <stdio.h>
int fseek(FILE *fluxo, long deslocamento, int de_onde);
long ftell(FILE *fluxo);
void rewind(FILE *fluxo);
int fgetpos(FILE *fluxo, fpos_t *pos);
int fsetpos(FILE *fluxo, const fpos_t *pos);
DESCRIÇÃO¶
A função fseek() define o indicador de posição de arquivo do fluxo apontado por fluxo. A nova posição, medida em bytes, é obtida pelo acréscimo de deslocamento bytes à posição especificada por de_onde. Se de_onde é definido para SEEK_SET, SEEK_CUR ou SEEK_END, o deslocamento é relativo ao início do arquivo, ao indicador de posição atual, ou ao fim de arquivo, respectivamente. Uma chamada bem sucedida à função fseek() limpa o indicador de fim de arquivo para o fluxo e desfaz qualquer efeito da função ungetc(3) no mesmo fluxo.
A função ftell() obtém o valor corrente do indicador de posição de arquivo do fluxo apontado por fluxo.
A função rewind() define o indicador de posição de arquivo do fluxo apontado por fluxo para o início do arquivo. É equivalente a:
exceto pelo fato de que o indicador de erro do fluxo também é limpo (veja clearerr(3)).
As funções fgetpos() e fsetpos() são interfaces alternativas equivalentes a ftell() e fseek() (com de_onde definido para SEEK_SET), definindo e armazenando o valor atual do deslocamento do arquivo do objeto referenciado por pos. Em alguns sistemas não-UNIX, um objeto fpos_t pode ser um objeto complexo e estas rotinas podem ser a única maneira portável de reposicionar um fluxo de texto.
VALOR DE RETORNO¶
A função rewind() não retorna valor. Em caso de término bem-sucedido, fgetpos(), fseek(), fsetpos() retornam 0, e ftell() retorna o deslocamento atual. Caso contrário, -1 é retornado e errno é definido para indicar o erro.
ERROS¶
- EINVAL
- O argumento de_onde de fseek() não era SEEK_SET, SEEK_END ou SEEK_CUR. Ou: o deslocamento de arquivo resultando seria negativo.
- ESPIPE
- O descritor de arquivo subjacente ao fluxo não é pesquisável (por exemplo, ele se refere a um encadeamento, FIFO ou soquete).
As funções fgetpos(), fseek(), fsetpos() e ftell() também podem falhar e definir errno para qualquer um dos erros especificados para as rotinas fflush(3), fstat(2), lseek(2) e malloc(3).
ATRIBUTOS¶
Para uma explicação dos termos usados nesta seção, consulte attributes(7).
Interface | Atributo | Valor |
fseek(), ftell(), rewind(), fgetpos(), fsetpos() | Thread safety | MT-Safe |
DE ACORDO COM¶
POSIX.1-2001, POSIX.1-2008, C89, C99.
VEJA TAMBÉM¶
COLOFÃO¶
Esta página faz parte da versão 5.10 do projeto Linux man-pages. Uma descrição do projeto, informações sobre relatórios de bugs e a versão mais recente desta página podem ser encontradas em https://www.kernel.org/doc/man-pages/.
TRADUÇÃO¶
A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rubens de Jesus Nogueira <darkseid99@usa.net>, André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.
Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.
Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.
30 abril 2018 | GNU |