Scroll to navigation

adduser.conf(5) File Formats Manual adduser.conf(5)

NOME

/etc/adduser.conf - ficheiro de configuração para adduser(8) e addgroup(8).

DESCRIÇÃO

O ficheiro /etc/adduser.conf contém predefinições para os programas adduser(8) , addgroup(8) , deluser(8) e delgroup(8). Cada linha contém um único par de valores no formato opção = valor. São permitidas cotações simples ou duplas a delimitar o valor, assim como o espaço em branco a rodear o sinal igual (=). As linhas comentários têm de ter um cardinal (#) na primeira coluna.

As opções de configuração válidas são:

A shell de login a ser usada para todos os utilizadores novos. A predefinição é /bin/bash.
O directório onde os novos directórios home devem ser criados. A predefinição é /home.
Se isto estiver definido para yes, os directórios home serão criados como /home/[nome_do_grupo]/utilizador. A predefinição é no.
Se isto estiver definido para yes, então os directórios home criados irão ter um directório extra inserido o qual é a primeira letra do nome de login. Por exemplo: /home/u/utilizador. A predefinição é no.
O directório de onde o esqueleto de ficheiros de configuração do utilizador deve ser copiado. A predefinição é /etc/skel.
especifica um alcance inclusivo de UIDs a partir do qual os UIDs do sistema podem ser alocados dinamicamente. A predefinição é 100 - 999. Por favor note que o software do sistema, tal como os utilizadores alocados pelo pacote base-passwd, pode assumir que os UIDs menores que 100 não são alocáveis.
especifica um alcance inclusivo de UIDs a partir do qual os UIDs de utilizadores normais podem ser alocados dinamicamente. A predefinição é 1000 - 59999.
especifica um alcance inclusivo de GIDs a partir do qual os GIDs de sistema podem ser alocados dinamicamente. A predefinição é 100 - 999.
especifica um alcance inclusivo de GIDs a partir do qual os GIDs de grupos normais podem ser alocados dinamicamente. A predefinição é 1000 - 59999.
Se isto estiver definido para yes, então cada utilizador criado irá receber o seu próprio grupo para usar. Se isto for no, então cada utilizador criado será colocado no grupo cujo GID é USERS_GID (veja em baixo). A predefinição é yes.
Se USERGROUPS é no, então USERS_GID é o GID dado a todos os utilizadores recentemente criados. A valor predefinido é 100.
Se definido para um valor válido (ex. 0755 ou 755), os directórios criados irão ter as permissões especificadas como umask. De outro modo, 0755 é usado como predefinição.
Se isto estiver definido para yes, então os directórios home para utilizadores com o seu próprio grupo ( USERGROUPS=yes ) irão ter o bit setgid definido. Esta era a configuração predefinida para as versões << 3.13 do adduser. Infelizmente tem alguns efeitos secundários desagradáveis, portanto já não usamos isto como predefinição. Se mesmo assim o desejar, ainda o pode activar aqui.
De definido para um valor não vazio, os novos utilizadores irão ter cotas copiadas de esse utilizador. A predefinição é vazio.
Os nomes de utilizadores e grupos são verificados contra esta expressão regular. Se o nome não condizer com esta expressão regular, a criação do utilizador e grupo é recusada a menos que se defina --force-badname. Com --force-badname definido, apenas são executadas verificações fracas. A predefinição é a mais conservadora ^[a-z][-a-z0-9]*$.
Os ficheiros em /etc/skel/ são verificados contra esta regex, e não são copiados para o directório home recentemente criado se condizerem. Isto é configurado por predefinição para os ficheiros que condizem com a expressão regular deixados de ficheiros de configuração não unidos (dpkg-(old|new|dist)).
Definir isto para algo diferente de 0 (a predefinição) irá fazer com que o adduser adicione os utilizadores não-sistema recentemente criados à lista de grupos definida por EXTRA_GROUPS (ver abaixo).
Isto é a lista de grupos à qual os novos utilizadores não-do-sistema serão adicionados. Por predefinição, esta lista é 'dialout cdrom floppy audio video plugdev users games'.

NOTAS

adduser e addgroup reforçam conformidade para IEEE Std 1003.1-2001, o que permite apenas os caracteres seguinte de aparecer nos nomes de grupos e utilizadores: letras, números, underscores, pontos, sinais at (@) e barras. O nome não deve começar com uma barra. O sinal "$" é permito no final dos nomes de utilizadores (para conformidade com o samba).

Uma verificação adicional pode ser ajustada via parâmetro de configuração NAME_REGEX para reforçar uma política local.

FICHEIROS

/etc/adduser.conf

VEJA TAMBÉM

addgroup(8), adduser(8), delgroup(8), deluser(8), deluser.conf(5)

Versão 3.118 Debian GNU/Linux