HIER(7) | Manual do Programador Linux | HIER(7) |
NOME¶
hier - Descrição da hierarquia de sistema de arquivos
DESCRIÇÃO¶
Um sistema Linux típico tem os seguintes diretórios, entre outros:
- /
- Este é o diretório root (raiz). É nele que começa a árvore inteira.
- /bin
- Este diretório contém programas executáveis que são necessários no modo "single user" e recuperam ou reparam o sistema.
- /boot
- Contém arquivos estáticos para o carregador de boot. Este diretório somente mantém os arquivos que são necessários durante o processo de boot. Os arquivos do instalador de mapas e de configuração deveriam ir para /sbin e /etc.
- /dev
- Arquivos especiais ou de dispositivo, que se refere a dispositivos físicos. Veja mknod(1).
- /dos
- Se o MS-DOS e o Linux estão rodando juntos em um computador, este é um lugar típico para se montar um sistema de arquivos do DOS.
- /etc
- Contém arquivos de configuração que são locais para a máquina. Alguns pacotes de softwares maiores, como o X11, podem ter seus próprios subdiretórios abaixo de /etc. Arquivos de configuração geral podem ser colocados aqui ou em /usr/etc. Contudo, programas deveriam sempre procurar esses arquivos em /etc e você pode ter links para esses arquivos em /usr/etc.
- /etc/skel
- Quando é criada uma nova conta de usuário, os arquivos deste diretório geralmente são copiados para o diretório "home" do usuário.
- /etc/X11
- Arquivos de configuração do sistema de janelas X11.
- /home
- Em máquinas com diretório "home" para usuários, estes geralmente estão abaixo deste diretório, diretamente ou não. A estrutura deste diretório depende de decisões da administração local.
- /lib
- Este diretório deveria manter aquelas bibliotecas compartilhadas que são necessárias para realizar o boot do sistema e rodar os comandos no sistema de arquivos do root.
- /mnt
- é um ponto de montagem para sistemas de arquivos montados temporariamente
- /proc
- Este é um ponto de montagem para o sistema de arquivos proc , que fornece informação sobre processos rodando e o kernel. Este pseudo-sistema de arquivos é descrito em mais detalhes em proc(5).
- /sbin
- Da mesma forma que /bin, este diretório mantém comandos necessários para realizar o boot do sistema, mas que geralmente não são executados por usuários normais.
- /tmp
- Este diretório contém arquivos temporários que podem ser apagados sem nenhuma notificação, tais como por serviços regulares ou no boot do sistema.
- /usr
- Este diretório geralmente montado a partir de uma partição separada. Ele deveria manter somente dados compartilháveis e apenas de leitura, de forma que possa ser montado por várias máquinas rodando Linux.
- /usr/X11R6
- O sistema X-Window, versão 11, distribuição 6.
- /usr/X11R6/bin
- Binários que pertencem ao sistema X-Windows; frequentemente, há um link simbólico de um /usr/bin/X11 mais tradicional para este ponto.
- /usr/X11R6/lib
- Arquivos de dados associados com o sistema X-Windows.
- /usr/X11R6/lib/X11
- Estes contém arquivos variados necessários para rodar o X; frequentemente, há um link simbólico de /usr/lib/X11 para este diretório.
- /usr/X11R6/include/X11
- Contém arquivos de inclusão necessários para compilar programas usando o sistema de janelas X11. Frequentemente, há um link simbólico de /usr/include/X11 para este diretório.
- /usr/bin
- Este é o diretório primário para programas executáveis. Muitos programas executados por usuários normais que não são necessários para o boot, ou para a reparação do sistema, e que não são instalados localmente, devem ser colocados neste diretório.
- /usr/bin/X11
- é o lugar tradicional para procurar executáveis X11'no Linux, ele geralmente é um link simbólico para /usr/X11R6/bin.
- /usr/dict
- Este diretório mantém arquivos contendo listas de palavras para verficadores ortográficos.
- /usr/doc
- Você deveria procurar documentação sobre pacotes de softwares instalados neste deretório.
- /usr/etc
- Arquivos de configuração gerais a serem compartilhados entre várias máquinas podem ser armazenados neste diretório. Porém, os comandos deveriam sempre referenciar aqueles arquivos usando o diretório /etc /etc deveriam apontar para os arquivos apropriados em /usr/etc.
- /usr/include
- Arquivos de inclusão para o compilador C.
- /usr/include/X11
- Arquivos de inclusão para o compilador C e o sistema X-Windows. Geralmente este é um link simbólico para /usr/X11R6/include/X11.
- /usr/include/asm
- Arquivos de inclusão que declaram algumas funções de assembladores. Este costuma ser um link simbólico para /usr/src/linux/include/asm.
- /usr/include/linux
- Este contém informação que pode mudar de uma
distribuição de sistema para outro, e costuma ser um link
simbólico para /usr/src/linux/include/linux para obter
informação específica do sistema operacional.
(Note que se poderia ter arquivos de inclusão que funcionem corretamente com a libc corrente e no espaço de usuário. Porém, os fontes do kernel do Linux não são projetados para serem usados com programas de usuário e não sabe nada sobre a libc que você está usando. É muito provável que as coisas darão problemas se você deixar /usr/include/asm e /usr/include/linux apontarem para uma árvore de kernel aleatória. Sistemas Debian não fazem isso e usam cabeçalhos de uma versão conhecida de um bom kernel, fornecida no pacote libc*-dev.)
- /usr/include/g++
- Arquivos de inclusão para usar com o compilador GNU C++.
- /usr/lib
- Bibliotecas de objeto, incluindo bibliotecas dinâmicas, mais alguns executáveis que geralmente não são invocados diretamente. Programas mais complicados podem ter subdiretórios inteiros ali.
- /usr/lib/X11
- O lugar usual para arquivos de dados associados com programas X, e arquivos de configuração para o próprio sistema X. Em Linux, geralmente é um link simbólico para /usr/X11R6/lib/X11.
- /usr/lib/gcc-lib
- contém executáveis e arquivos de inclusão para o compilador GNU C, gcc(1).
- /usr/lib/groff
- Arquivos para o sistema de formatação de documentos GNU groff.
- /usr/lib/uucp
- Arquivos para uucp(1).
- /usr/lib/zoneinfo
- Arquivos para informação de fusos horários.
- /usr/local
- Aqui é onde vão tipicamente os programas que são locais para o site.
- /usr/local/bin
- Binários para programas que são locais para o site vão ali.
- /usr/local/doc
- Documentação local
- /usr/local/etc
- Arquivos de configuração associados com programas instalados localmente vão ali.
- /usr/local/lib
- Arquivos associados com programas instalados localmente vão ali.
- /usr/local/info
- Páginas de informação associadas com programas instalados localmente vão ali.
- /usr/local/man
- Páginas de manual associados com programas instalados localmente vão ali.
- /usr/local/sbin
- Programas instalados localmente para administração do sistema.
- /usr/local/src
- Código fonte para software instalado localmente.
- /usr/man
- Páginas de manual vão ali, para seus subdiretórios.
- /usr/man/<locale>/man[1-9]
- Esses diretórios contêm páginas de manual que estão na forma de código fonte. Sistemas que usam uma única linguagem e conjunto de códigos para todas as páginas de manual podem omitir a substring <locale>
- /usr/sbin
- Estes diretórios contêm binários de programas para administração de sistema, que não são essenciais para o processo de boot, para a montagem de /usr, ou para a reparação do sistema.
- /usr/share
- Este diretório contém subdiretórios com dados específicos de aplicações, que podem ser compartilhados entre diferentes arquiteturas do mesmo SO. Frequentemente alguém achará material que deveria estar em /usr/doc or /usr/lib or /usr/man.
- /usr/src
- Arquivos fonte para diferentes partes do sistema, incluídos com alguns pacotes para propósitos de referência. Não funciona aqui com seus próprios projetos, pois os arquivos abaixo de usr deveriam ser somente-leitura, exceto durante a instalação de software.
- /usr/src/linux
- Este têm sido o lugar tradicional onde os fontes do kernel são desempacotados. Isto foi importante em sistemas em que /usr/include/linux era um link simbólico aqui. Agora, você provavelmente deveria usar outro diretório para a construção do kernel.
- /usr/tmp
- Um lugar alternativo para armazenar arquivos temporários; isto deveria ser um link para /var/tmp. Este link está presente somente por razões de compatibilidade e não deveria ser usado.
- /var
- Este diretório contém arquivos que podem mudar de tamanho, tais como arquivos de spool e log.
- /var/adm
- Este diretório é sobreposto por /var/log e deveria ser um link simbólico para /var/log.
- /var/backups
- Este diretório é usado para guardar cópias de backup de arquivos de sistema importantes.
- /var/catman/cat[1-9]
- Esses diretórios contêm páginas de manual pré-formatados, de acordo com suas seções de manual.
- /var/lock
- Arquivos de travamento são colocados neste diretório. A convenção de nomenclatura para arquivos de travamento de dispositivos é LCK..<device> onde <device> é o nome do dispositivono sistema de arquivos. O formato usado é o dos arquivos de travamento HDU UUCP, isto é, arquivos de travamento contêm um PID como um número decimal ASCII de 10 bytes, seguido de um caractere de nova linha.
- /var/log
- Arquivos de log variados.
- /var/preserve
- Aqui é onde vi(1) grava sessões de edição que podem ser restauradas mais tarde.
- /var/run
- Arquivos variáveis de tempo de execução, como arquivos mantendo identificadores de processos (PIDs) e informações do usuário em forma de log (utmp). Os arquivos neste diretório geralmente são apagados quando o sistema realiza o boot.
- /var/spool
- Arquivos de spool (ou enfileirados) para vários programas.
- /var/spool/at
- Serviços no spool para at(1).
- /var/spool/cron
- Serviços no spool para cron(1).
- /var/spool/lpd
- Arquivos no spool de impressão.
- /var/spool/mail
- Caixas de correio dos usuários.
- /var/spool/smail
- Arquivos de spool para o programa de distribuição de correio smail(1)
- /var/spool/news
- Diretório de spool para o subsistemas de notícias.
- /var/spool/uucp
- Arquivos no spool para uucp(1).
- /var/tmp
- Como /tmp, este diretório mantém arquivos temporários armazenados por uma duração não especificada.
DE ACORDO COM¶
O padrão de sistema de arquivos do Linux, distribuição 1.2.
PROBLEMAS¶
Esta lista não é exaustiva; sistemas diferentes podem ser configurados de formas diferentes.
VEJA TAMBÉM¶
find(1), ln(1), mount(1), proc(5), O Padrão de Sistema de Arquivos Linux
TRADUZIDO POR LDP-BR em 21/08/2000.¶
Rubens de Jesus Nogueira <darkseid99@usa.net> (tradução) André L. Fassone Canova <lonelywolf@blv.com.br> (revisão)
16/06/1997 | Linux |