Scroll to navigation

MANPATH(1) Utilitários de paginação de manual MANPATH(1)

NOME

manpath - determina o caminho de pesquisa por páginas de manual

SINOPSE

manpath [-qgdc?V] [-m sistema[,...]] [-C arquivo]

DESCRIÇÃO

Se $MANPATH estiver definido, manpath apenas exibirá seu conteúdo e emitirá um aviso. Se não, manpath determinará um caminho adequado de hierarquia de página de manual e exibirá os resultados.

O caminho, delimitado por caractere de dois pontos, é determinado usando informação obtida a partir do arquivo de configuração man-db - (/etc/manpath.config) e o ambiente do usuário.

OPÇÕES

-q, --quiet
Não emite avisos.
-d, --debug
Emite mensagens de depuração.
-c, --catpath
Produz um caminho cat em oposição a um caminho man. Uma vez que o caminho man seja determinado, cada elemento de caminho é convertido para seu caminho cat relativo.
-g, --global
Produz um caminho man consistindo em todos caminhos denominados como "globais" dentro do arquivo de configuração do man-db.

-m sistema[,...], --systems=sistema[,...]

Se esse sistema possuir acesso às hierarquias de manual de outro sistema operacional, essa opção pode ser usada para incluí-las na saída de manpath. Para incluir hierarquias de página de manual do NewOS, use a opção -m NewOS.

O sistema especificado pode ser uma combinação de nomes de sistemas operacionais delimitados por vírgula. Para incluir as hierarquias de página de manual do sistema operacional nativo, o man do nome de sistema deve ser incluído no texto do argumento. Essa opção vai sobrescrever a variável de ambiente $SYSTEM.

-C arquivo--config-file=arquivo
Use esse arquivo de configuração de usuário em vez do padrão ~/.manpath.
-?, --help
Imprime uma mensagem de ajuda e sai.
--usage
Imprime uma mensagem curta e sai.
-V, --version
Exibe informação da versão.

AMBIENTE

MANPATH
Se $MANPATH estiver definido, manpath exibe seu valor em vez de determiná-lo dinamicamente. Se $MANPATH for prefixado por um caractere de dois pontos, então o valor de variável é anexado à lista determinada a partir do conteúdo dos arquivos de configuração. Se o caractere de dois pontos vem ao final do valor na variável, então a lista determinada é anexada ao conteúdo da variável. Se o valor da variável contiver dupla de caractere de dois pontos (::), então a lista determinada é inserida no meio do valor, entre dois caracteres de dois pontos.
SYSTEM
Se $SYSTEM estiver definido, ele surte o mesmo efeito que se fosse especificado como um argumento da opção -m.

ARQUIVOS

/etc/manpath.config
O arquivo de configuração do man-db.

VEJA TAMBÉM

apropos(1), man(1), whatis(1)

AUTOR

Wilf. (G.Wilford@ee.surrey.ac.uk).
Fabrizio Polacco (fpolacco@debian.org).
Colin Watson (cjwatson@debian.org).
2019-01-05 2.8.5