Scroll to navigation

MANPATH(5) /etc/manpath.config MANPATH(5)

NOME

manpath - formato do ficheiro /etc/manpath.config

DESCRIÇÃO

O ficheiro de configuração de manpath é usado pelos utilitários das páginas do manual para avaliar os manpath do utilizador em tempo de execução, para indicar quais as hierarquias de páginas do manual (manpaths) devem ser tratadas como hierarquias do sistema e como atribuir-lhes pastas a usar para armazenar ficheiros cat.

Se a variável de ambiente $MANPATH já estiver definida, a informação contida em /etc/manpath.config não se lhe sobrepõe.

FORMATO

Actualmente são reconhecidos os seguintes tipos:
# comentário
Linhas em branco ou começadas com # serão tratadas como comentários e ignoradas.
MANDATORY_MANPATH manpath_element
Linhas desta forma indicam manpaths que todo o $MANPATH gerado automaticamente deve conter. Isto incluirá tipicamente /usr/man.
MANPATH_MAP path_element manpath_element
Linhas desta forma configuram $PATH para mapas $MANPATH. Para cada path_element encontrado no $PATH do utilizador, será adicionado manpath_element a $MANPATH.
MANDB_MAP manpath_element [ catpath_element ]
Linhas desta forma indicam que manpaths devem ser tratados como manpaths de sistema e, opcionalmente, onde devem ser armazenados os seus ficheiros cat. Este tipo de campo é particularmente importante se man for um programa setuid, porque (quando no ficheiro de configuração do sistema % manpath_config_file% em vez no ficheiro de configuração .manpath por utilizador) indica quais hierarquias de páginas do manual aceder como utilizador setuid e quais aceder como o utilizador chamador.

As hierarquias das páginas de manual do sistema estão habitualmente armazenadas em /usr, tal como /usr/man, /usr/local/man e /usr/X11R6/man.

Se as páginas cat de um manpath_element não devem ser armazenadas ou devem ser armazenadas na localização tradicional, catpath_element pode ser omitido.

A colocação tradicional de cat seria impossível para hierarquias de páginas do manual montadas como só de leitura e, por causa disto, é possível especificar qualquer hierarquia válida para o seu armazenamento. Para observação de Linux FSSTND, a palavra-chave `FSSTND pode ser usada em vez da pasta real.

Infelizmente, é necessário especificar todos os caminhos de sistema de árvores do manual, incluindo caminhos de sistemas operativos alternativos, tais como /usr/man/sun e quaisquer caminhos NLS locale, tais como /usr/man/de_DE.88591.

Como a informação é analisada linha a linha na ordem de escrita, é necessário que qualquer manpath que seja uma sub-hierarquia de outra hierarquia seja listado primeiro, senão será feita uma correspondência incorrecta. Um exemplo disto seria que /usr/man/de_DE.88591 tem de vir antes de /usr/man.

DEFINE valor de chave
Linhas desta forma definem diversas variáveis de configuração; veja o ficheiro de configuração predefinido para consultar as variáveis usadas pelos utilitários das páginas do manual. Incluem caminhos predefinidos para vários programas (tais co grep e tbl) e vários conjuntos predefinidos de argumentos para esses programas.
SECTION secção ...
Linhas desta forma definem a ordem em que as secções do manual devem ser procuradas. Se não houver directivas SECTION no ficheiro de configuração, a predefinição é:

SECTION 1 n l 8 3 0 2 5 4 9 6 7

Se forem indicadas múltiplas directivas SECTION, as suas listas de secções serão concatenadas.

Se uma extensão em particularnão estiver na lista (digamos, 1mh), será mostrada com o resto da secção a que pertence. O efeito disto é que só precisa de listar explicitamente extensões se pretender forçar uma determinada ordem. Secções com extensões devem habitualmente ser adjacentes à sua secção principal (e.g. "1 1mh 8 ...").

SECTIONS é aceite como nome alternativo para esta directiva.

MINCATWIDTH largura
Se a largura do terminal for menor que largura, as páginas cat não serão criadas (se em falta) ou mostradas. A predefinição é 80.
MAXCATWIDTH largura
Se a largura do terminal for maior que largura, as páginas cat não serão criadas (se em falta) ou mostradas. A predefinição é 80.
CATWIDTH largura
Se a largura for diferente de zero, as páginas cat serão sempre formatadas para um terminal da largura indicada, independentemente da largura real do terminal um uso. Deve geralmente estar dentro do intervalo definido por MINCATWIDTH e MAXCATWIDTH.
NOCACHE
Esta bandeira impede que man(1) crie páginas cat automaticamente.

ERROS

A não ser que as regras acima sejam rigorosamente seguidas e observadas, os utilitários das páginas do manual não funcionarão como desejável. As regras são excessivamente complicadas.
2019-01-05 2.8.5