Scroll to navigation

CLOSE(2) Manual do Programador Linux CLOSE(2)

NOME

close - fecha um descritor de arquivo

SINOPSE

#include <unistd.h>

int close(int fd);

DESCRIÇÃO

close fecha um descritor de arquivos. Assim que ele não se refira a quaisquer arquivos poderá ser reusado. Qualquer bloqueio aplicado ao arquivo e de propriedade do processo é removido (independente do descritor de arquivo que foi usado para aplicar o bloqueio).

Se fd é a última cópia de um descritor de arquivos em particular os recursos associados a ele serão liberados; se um descritor tem a última referência para um arquivo o qual foi removido usando e unlink(2) o arquivo é apaguado.

VALORES RETORNADOS

close Em caso de sucesso, 0 é retornado, caso contrário -1 é retornado.

ERROS

EBADF
fd não é um descritor de arquivo aberto válido.

DE ACORDO COM

SVr4, SVID, POSIX, X/OPEN, BSD 4.3. SVr4 documenta a condição de erro adicional ENOLINK.

NOTAS

Não checar os valores retornados do fechamento é comum, mas apesar disto, erro de programação grave. Implementações de sistemas de arquivos que usam técnicas como ''write-behind'', para aumentar a performance, pode implicar no sucesso de write(2) , ainda que os dados não tenham sido gravados. O estado de erro pode ser relatado em uma operação de escrita posterior, mas é garantido ser relatado no fechamento do arquivo. Não checar os valores retornados ao fechar o arquivo pode implicar na perda silenciosa de dados. Isto pode, especialmente, ser observado com NFS e cotas de disco.

Um fechamento bem sucedido não garante que os dados tenham sido armazenados com sucesso no disco, já que o kernel adia escritas. Isto não é comum para um sistema de arquivos que esvazia os buffers quando o fluxo é fechado. Se você precisa estar certo que os dados foram fisicamente armazenados use fsync(2) ou sync(2).

VEJA TAMBÉM

open(2), fcntl(2), shutdown(2), unlink(2), fclose(3)

TRADUZIDO POR LDP-BR em 21/08/2000.

André L. Fassone Canova <lonelywolf@blv.com.br> (tradução) Fábio Henrique F. Silva <fabiohfs@mail.com> (revisão)
14/04/1996