table of contents
- bookworm 13.11.4
- bookworm-backports 13.23~bpo12+1
- testing 13.23
- unstable 13.24
DH_INSTALL(1) | Debhelper | DH_INSTALL(1) |
NOME¶
dh_install - instala ficheiros em directórios de compilação de pacotes
RESUMO¶
dh_install [-Xitem] [--autodest] [--sourcedir=directório] [opções do debhelper] [ficheiro|directório ... directório de destino]
DESCRIÇÃO¶
dh_install é um programa debhelper que lida com a instalação de ficheiros em directórios de compilação de pacotes. Existem muitos comandos dh_install* que lidam com a instalação de tipos de ficheiros específicos como documentação, exemplos, manuais, e por ai fora, e esses devem ser usados sempre que possível pois geralmente eles têm inteligência extra para essas tarefas particulares. Então, o dh_install é útil para instalar tudo o resto, para qual não é necessária inteligência particular. É um substituto do antigo comando dh_movefiles.
Este programa pode ser usado de uma ou duas maneiras. Se você tem apenas um ficheiro ou dois que o Makefile do autor não instala por si, pode correr o dh_install neles para os mover para a localização. Por outro lado, talvez você tenha um pacote grande que compila vários pacotes binários. Você pode usar o Makefile do autor para os instalar todos em debian/tmp, e depois usar o dh_install para copiar directórios e ficheiros de lá para para os directórios apropriados de compilação de pacotes.
Desde nível de compatibilidade 7 do debhelper em diante, o dh_install irá procurar os ficheiros em debian/tmp, se não os encontrar no directório actual (ou onde você o mandou procurar usando --sourcedir).
FICHEIROS¶
- debian/pacote.install
- Lista os ficheiros a instalar em cada pacote e o directório onde
eles devem ser instalados. O formato é um conjunto de linhas, onde
cada linha lista um ficheiro ou ficheiros a instalar, e no fim da linha
diz o directório onde deverão ser instalados. O nome dos
ficheiros (ou directórios) a instalar devem ser fornecidos
relativamente ao directório actual, enquanto que o
directório de instalação é fornecido
relativamente ao directório de compilação do pacote.
Você pode usar wildcards nos nomes dos ficheiros a instalar.
Note que se você lista exactamente um nome de ficheiro ou um padrão de wildcard numa linha sozinho, sem um destino explícito, então o dh_install irá adivinhar automaticamente o destino a usar, do mesmo modo em que se a opção --autodest fosse usada.
Suporta variáveis de substituição em compatibilidade 13 e posterior como documentado em debhelper(7).
- debian/not-installed
- Usado com as opções --list-missing e --fail-missing descontinuadas. Por favor consulte dh_missing(1) para a documentação deste ficheiro.
OPÇÕES¶
- --list-missing
- Descontinuado: Por favor use dh_missing --list-missing em
vez deste. Se usar esta opção, o dh_install
irá chamar dh_missing com essa opção
após ter processado todos os ficheiros. Por favor veja
dh_missing(1) para a documentação sobre esta
opção.
Esta opção foi removida no nível de compatibilidade 12.
- --fail-missing
- Descontinuado: Por favor use dh_missing --fail-missing em
vez deste. Se usar esta opção, dh_install irá
chamar dh_missing com essa opção após ter
processado todos os ficheiros. Por favor veja dh_missing(1) para a
documentação sobre esta opção.
Esta opção foi removida no nível de compatibilidade 12.
- --sourcedir=directório
- Procura no directório especificado por ficheiros a instalar.
Note que isto não é o mesmo que a opção --sourcedirectory usada pelos comandos dh_auto_*. Você raramente vai precisar de usar esta opção, pois o dh_install procura automaticamente por ficheiros em debian/tmp no nível de compatibilidade 7 e superiores do debhelper.
- --autodest
- Adivinha o directório de destino para onde instalar as coisas. Se
isto for especificado, você não deve listar
directórios de destino nos ficheiros debian/package.install
nem na linha de comandos. Em vez disso, o dh_install irá
adivinhar no método que se segue:
Despoja debian/tmp (ou o sourcedir se for fornecido um) da frente do nome de ficheiro, se estiver presente, e instala-lo no nome de directório do nome de ficheiro. Então, se o nome de ficheiro for debian/tmp/usr/bin, então esse directório será copiado para debian/package/usr/. Se o nome de ficheiro for debian/tmp/etc/passwd, será copiado para debian/package/etc/.
- ficheiro|dir ... destdir
- Lista ficheiros (ou directórios) a instalar e onde os instalar. Os ficheiros serão instalados no primeiro pacote em que o dh_install actua.
EXEMPLOS¶
Aqui estão alguns pequenos exemplos de ficheiros de configuração para dh_install.
# Install my-prog into usr/bin (as "usr/bin/my-prog") my-prog usr/bin # Install a plugins directory into usr/share/my-prog # (as "usr/share/my-prog/plugins/") plugins usr/share/my-prog # Install a file with spaces in into usr/share/my-prog/data # (as "usr/share/my-prog/data/my datafile with spaces.txt") # ASSUMES COMPAT 13, where substitution patterns are available my${Space}datafile${Space}with${Space}spaces.txt usr/share/my-prog/data # Install a library into the multi-arch lib directory # ASSUMES COMPAT 13, where substitution patterns are available build/output/libfrop*.so.* usr/lib/${DEB_HOST_MULTIARCH}
LIMITAÇÕES¶
dh_install não pode renomear ficheiros ou directórios, pode apenas instala-los com os nomes que já têm para onde você os deseja na árvore de compilação do pacote.
Também não há maneira de filtrar resultados com base em perfis de compilação ou arquitectura. Para conteúdo de documentação, considere usar os dh_installdocs ou dh_installexamples pois estes ajudantes têm em conta o perfil de compilação nodoc.
No entanto, o renomear e filtrar pode ser conseguido ao usar o dh-exec com compatibilidade 9 ou posterior. Um ficheiro exemplo debian/pacote.install que usa o dh-exec poderá ser parecer com:
#!/usr/bin/dh-exec debian/default.conf => /etc/my-package/start.conf build/foo /usr/bin <!pkg.bar.nofoo>
Por favor lembre-se das três coisas seguintes:
- O pacote tem se usar nível de compatibilidade 9 ou superior veja debhelper(7))
- O pacote irá precisar de uma dependência de compilação em dh-exec.
- O ficheiro install tem de ser marcado como executável.
VEJA TAMBÉM¶
Este programa é parte do debhelper.
AUTOR¶
Joey Hess <joeyh@debian.org>
TRADUÇÃO¶
Américo Monteiro
Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro a_monteiro@gmx.com ou Equipa Debian de Tradução Portuguesa traduz@debianpt.org.
2024-08-23 | 13.20 |