Scroll to navigation

dpkg-divert(1) dpkg suite dpkg-divert(1)

NOME

dpkg-divert - sobrepõe a versão de pacote de um ficheiro

SINOPSE

dpkg-divert [option...] command

DESCRIÇÃO

dpkg-divert é o utilitário usado para definir e actualizar a lista de desvios.

diversions de ficheiros são um modo de forçar o dpkg(1) a não instalar um ficheiro na sua localização, mas numa localização desviada. Estes desvios podem ser usados através dos scripts de pacote Debian para afastar um ficheiro quando este causa um conflito. Os administradores de sistemas também o podem usar para sobrepor ficheiros de configuração de alguns pacotes, ou sempre que alguns ficheiros (que não sejam marcados como “conffiles”) precisam de ser conservados pelo dpkg, quando instala uma versão mais recente do pacote que contém esses ficheiros.

COMANDOS

[--add] file
Adiciona um desvio para file. Este ficheiro é actualmente não renomeado, veja --rename.
Remove um desvio para file. Este ficheiro é actualmente não renomeado, veja --rename.
Lista todos os desvios, ou os que correspondem a glob-pattern.
Escreve o nome do pacote que desvia file (desde dpkg 1.15.0). Escreve LOCAL se file é desviado localmente e nada se file não é desviado.
Escreve o nome real para um ficheiro desviado.

OPÇÕES

Define o directório administrativo para directory. A predefinição é «/var/lib/dpkg» se DPKG_ADMINDIR não estiver definido.
Define o directório de instalação, o que se refere ao directório onde os pacotes são instalados (desde dpkg 1.19.2). A predefinição é «/» se DPKG_ROOT não estiver definido.
Define o directório raiz para directory, o que define o directório de instalação para «directory» e o directório administrativo para «directory/var/lib/dpkg» (desde dpkg 1.19.2) se DPKG_ROOT não estiver definido.
divert-to é a localização para onde as versões de file, como fornecido por outros pacotes, serão desviadas.
Especifica que todas as versões de pacotes deste ficheiro são desviadas. Isto significa, que não há excepções, e seja em que pacote esteja instalado, o ficheiro é desviado. Isto pode ser usado pro uma administrador para instalar uma versão modificada localmente.
package é o nome do pacote cuja cópia de file não será desviada. Isto é, file será desviado para todos os pacotes excepto package.
Modo silencioso, isto é, não há resultados detalhados.
Actualmente mete o ficheiro de lado (ou para trás). dpkg-divert irá abortar a operação no caso do ficheiro de destino já existir. Este é o comportamento comum usado para desvios de ficheiros de um conjunto de pacotes não-Essential (veja --no-rename para mais detalhes).
Especifica que o ficheiro não deve ser renomeado enquanto se adiciona ou remove o desvio na base de dados (desde dpkg 1.19.1). Isto destina-se a desvios de ficheiros do conjunto de pacotes Essential, onde o desaparecimento temporário do ficheiro original não é aceitável, pois pode tornar o sistema não-funcional. Este é o comportamento predefinido, mas isso irá mudar no ciclo dpkg 1.20.x.
Modo de teste, isto é, não faz realmente nenhumas alterações, apenas uma demonstração.
-?, --help
Mostra a mensagem de utilização e termina.
Mostra a versão e termina.

ESTADO À SAÍDA

0
A acção requisitada foi executada com sucesso.
2
Erro fatal ou irrecuperável devido a utilização de linha de comandos inválida, ou interações com o sistema, tais como acesso à base de dados, alocações de memória, etc.

AMBIENTE

Se definido e as opções --instdir ou --root não foram especificadas, será usado como o directório raiz do sistema de ficheiros (desde dpkg 1.19.2).
Se definido e as opções --admindir ou --root não foram especificadas, será usado como o directório de dados do dpkg.
Se definido e as opções --local e --package não foram especificadas, dpkg-divert irá usá-lo como o nome do pacote.
Define o modo de cor (desde dpkg 1.18.5). Os valores actualmente aceites são: auto (predefinido), always e never.

FICHEIROS

/var/lib/dpkg/diversions
Ficheiro que contém a lista actual das divergências do sistema. Está localizado no directório de administração do dpkg, juntamente com outros ficheiros importantes para o dpkg, tais como <estado> ou disponível.

Nota: O dpkg-divert preserva uma cópia antiga deste ficheiro, com a extensão -old, antes do o substituir pelo novo.

NOTAS

Quando adiciona, a predefinição é --local e --divert original.distrib. Quando remove, --package ou --local e --divert tem de corresponder se for especificado.

Os directórios não podem ser desviados com dpkg-divert.

Deve tomar-se cuidado ao desviar bibliotecas partilhadas, ldconfig(8) cria um link simbólico baseado no campo DT_SONAME embebido na biblioteca. Devido a ldconfig não honrar desvios (apenas dpkg o faz), o link simbólico pode acabar a apontar para a biblioteca desviada, se uma biblioteca desviada tiver o mesmo SONAME que a não desviada.

EXEMPLOS

Para desviar todas as cópias de um /usr/bin/example para /usr/bin/example.foo, isto é, direciona todos os pacotes que fornecem /usr/bin/example para o instalar como /usr/bin/example.foo, executando a mudança de nome caso necessário:

 dpkg-divert --divert /usr/bin/example.foo --rename /usr/bin/example

Para remover esse desvio:

 dpkg-divert --rename --remove /usr/bin/example

Para desviar qualquer pacote que tente instalar /usr/bin/example para /usr/bin/example.foo, excepto o seu próprio pacote wibble:

 dpkg-divert --package wibble --divert /usr/bin/example.foo \
    --rename /usr/bin/example

Para remover esse desvio:

 dpkg-divert --package wibble --rename --remove /usr/bin/example

VEJA TAMBÉM

dpkg(1).

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2022-07-01 1.21.9