Scroll to navigation

KDED5(8) Manual de Utilizador do kded5 KDED5(8)

NOME

kded5 - servidor do KDE - despoleta as actualizações da base de dados Sycoca quando for necessário.

SINTAXE

kded5 [--check]

DESCRIÇÃO

O kded5 consolida diversos serviços pequenos num único processo. Estes são normalmente serviços de D-Bus oferecidos por módulos do KDED, mas também faz a gestão do 'sycoca' (uma 'cache' binária dos tipos de serviços, tipos MIME e serviços usados pelo KService), assim como os programas de actualização do KConfig que forem necessários.

No caso do 'sycoca', este vigia as pastas que contêm ficheiros '.desktop'. Quando for adicionado/removido um ficheiro, ele espera alguns 5 segundos (para o caso de ser uma série de actualizações) e invoca depois o kbuildsycoca5.

Verifica os ficheiros de actualizações acabados de instalar, i.e., os ficheiros *.upd que são usados para actualizar os ficheiros de configuração dos utilizadores quando os formato dos ficheiros de configuração mudam. O utilitário de actualização do KConfig é lançado para efectuar as actualizações.

Estas tarefas também são sempre efectuadas no arranque do kded5 para garantir que a configuração do utilizador está actualizada.

Não terá normalmente de executar o kded5 directamente; as sessões do ambiente de trabalho do Plasma executam-no automaticamente, e é também iniciado a pedido quando uma aplicação tentar usar uma interface de D-Bus oferecida por ele ou um dos seus módulos.

OPÇÕES

--check

Verifica a base de dados 'sycoca', actualizando-a se necessário, e sai.

CONFIGURAÇÃO

O kded5 pode ser configurado com o ficheiro de configuração kded5rc, do estilo 'ini'. Nos sistemas UNIX, este pode ser encontrado em $XDG_CONFIG_HOME/kded5rc; se o $XDG_CONFIG_HOME não estiver definido, este valor será por omissão ~/.config/kded5rc.

Os itens do ficheiro de configuração são lidos a pedido, pelo que poderá efectuar as alterações enquanto o kded5 está em execução. Contudo, todas as opções de configuração actuais só afectam realmente o comportamento inicial do kded5.

A secção [General] tem as seguintes opções:

CheckSycoca

Se deve actualizar o 'sycoca' no arranque (por omissão: true).

CheckUpdates

Se deve efectuar as actualizações restantes do KConfig no arranque (por omissão: true).

CheckFileStamps

Se deve verificar a data/hora dos ficheiros ao efectuar a actualização inicial do 'sycoca' (por omissão: true). Veja a documentação do kbuildsycoca5 para obter mais detalhes.

DelayedCheck

Se deve atrasar a actualização inicial do 'sycoca' até cerca de um minuto após o arranque (por omissão: false).

Cada módulo terá também uma secção [Module-nome] no ficheiro kded5rc, onde o nome é o nome do ficheiro 'desktop' do módulo, sem a extensão .desktop. Esta contém uma opção autoload que define se o módulo deverá ser carregado automaticamente quando o kded5 é iniciado (por omissão: false). Lembre-se que esta definição também poderá ser alterada através da interface de D-Bus do kded5.

VEJA TAMBÉM

kbuildsycoca5(8), kdeinit5(8)

PROBLEMAS

Existem provavelmente diversos erros. Use o sistema de gestão de erros do KDE[1] para os comunicar.

AUTORES

David Faure <faure@kde.org>

Manutenção

Waldo Bastian <bastian@kde.org>

Autor original

NOTAS

1.
sistema de gestão de erros do KDE
2014-03-22 Plataformas do KDE Plataformas