Scroll to navigation

GETTEXT(1) Comandos de usuário GETTEXT(1)

NOME

gettext - traduza mensagens

SINOPSE

gettext [OPÇÃO] [[DOMÍNIOTEXTO] MSGID]
gettext [OPÇÃO] -s [MSGID]...

DESCRIÇÃO

O programa gettext traduz uma mensagem de linguagem natural para a linguagem do usuário, consultando a tradução em um catálogo de mensagens.

Exibe tradução no idioma nativo de uma mensagem de texto.

obtém mensagens traduzidas de DOMÍNIOTEXTO
especifica contexto para MSGID
habilita expansão de algumas sequências de escape
suprime nova linha ao final
(ignorado por questão de compatibilidade)
[DOMÍNIOTEXTO] MSGID
obtém mensagem traduzida correspondendo a MSGID de DOMÍNIOTEXTO

Saída informativa:

mostra esta ajuda e sai
exibe a informação da versão e sai

Se o parâmetro DOMÍNIOTEXTO não for informado, o domínio é determinado por meio da variável de ambiente TEXTDOMAIN. Se o catálogo de mensagens não for encontrado no diretório padrão, outra localização pode ser especificada na variável de ambiente TEXTDOMAINDIR. Quando USADO com a opção -s o programa comporta-se como o comando "echo". Mas ele não apenas copia seus argumentos para stdout. Em vez disso, as mensagens encontradas no catálogo selecionado são traduzidas. Diretório de pesquisa padrão: /usr/share/locale

AUTOR

Escrito por Ulrich Drepper.

RELATANDO PROBLEMAS

Relate erros no rastreador em <https://savannah.gnu.org/projects/gettext> ou por e-mail para <bug-gettext@gnu.org>. Relate erros de tradução para <https://translationproject.org/team/pt_BR.html>

DIREITOS AUTORAIS

Copyright © 1995-2020 Free Software Foundation, Inc. Licença GPLv3+: GNU GPL versão 3 ou posterior <https://gnu.org/licenses/gpl.html>.
Este é um software livre: você é livre para alterá-lo e redistribuí-lo. NÃO HÁ QUALQUER GARANTIA, na máxima extensão permitida em lei.

VEJA TAMBÉM

A documentação completa do gettext é mantida como um manual Texinfo. Se os programas info e gettext estiverem adequadamente instalados em seu site, o comando

info gettext

deve lhe dar acesso ao manual completo.

TRADUÇÃO

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

Setembro de 2023 GNU gettext-runtime 0.21