Scroll to navigation

IFCONFIG(8) Manual do Programador Linux IFCONFIG(8)

NOME

ifconfig - configura uma interface de rede

SINOPSE

ifconfig [interface]
ifconfig interface [aftype] opções | endereços ...

DESCRIÇÃO

ifconfig é usado para configurar (e posteriormente manter) as interfaces de rede. É usado durante o boot para configurar a maioria delas para um estado usável. Depois disto, é normalmente somente necessário durante depurações ou quando for necessária uma configuração fina do sistema.

Se nenhum argumento for informado, ifconfig somente mostra o estado das interfaces correntemente definidas. Se um argumento interface for informado, ele mostra somente o estado da interface informada. De outra forma ele assume que os parâmetros devem ser configurados.

Famílias de Endereçamento

Se o primeiro argumento após o nome da interface for reconhecido como um nome de uma família de endereçamento suportada, esta família de endereçamento é usada na decodificação e apresentação de todos os endereços de protocolos. Atualmente as famílias de endereçamento suportadas incluem inet (TCP/IP, default) ax25 (AMPR Packet Radio), ddp (Appletalk Phase 2), ipx (Novell IPX) and netrom (AMPR Packet radio).

OPÇÕES

O nome da interface de rede. Usualmente é um nome como eth0 , sl3 ou algo parecido: um nome de driver de dispositivo seguido por um número.
Esta flag causa a ativação da interface. É especificada implicitamente se a interface receber um novo endereço (veja abaixo).
Esta flag desativa o driver desta interface, é útil quando alguma coisa começar a ter problemas.
[-]arp
Habilita ou desabilita o uso do protocolo ARP para esta interface. Se o sinal de menos (-) estiver presente a opção é desligada.
[-]trailers
Habilita ou desabilita o uso de trailer em frames Ethernet. Não é utilizada na implementação atual do pacote net-tools.
[-]promisc
Habilita ou desabilita o modo promiscuous da interface. Isto significa que todos os frames passarão pela camada de rede do kernel, permitindo monitoração da rede.
Este parâmetro configura a Unidade Máxima de Transferência (MTU) de uma interface. Para Ethernet é um número entre 1000-2000 (o padrão é 1500). Para SLIP, use algo entre 200 e 4096. Note que a implementação atual não manipula fragmentação IP ainda, então é melhor configurar a MTU com um tamanho adequado!
Configura o endereço IP do "outro lado" no caso de um link Ponto-A-Ponto, como PPP. Esta palavra-chave tornou-se obsoleta e deve ser usada a nova palavra-chave pointopoint.
Configura a máscara de rede IP para esta interface. Este valor assume o padrão usual das classes A, B ou C (deduzindo-o a partir do endereço IP da interface), mas pode ser configurado para qualquer valor para o uso de sub-redes.

Configura a linha de interrupção (IRQ) usada por este dispositivo. Muitos dispositivos não suportam configuração dinâmica de IRQ.
[-]broadcast [endereço]
Se o argumento endereço for informado, configura o endereço de protocolo broadcast para esta interface. De outra forma ele somente configura a flag IFF_BROADCAST da interface. Se a palavra-chave for precedida por um sinal de menos (-) , então a flag é removida.
[-]pointopoint [endereço]
Esta palavra-chave habilita o modo ponto-a-ponto da interface, significando que ela é um link direto entre duas máquinas sem ninguém ouvindo (ou, pelo menos nós esperamos que este seja o caso :-) Se o argumento endereço for informado, configura o endereço de protocolo do outro lado do link, exatamente como a palavra-chave obsoleta dstaddr faz. De outra forma, ela somente configura a flag IFF_POINTOPOINT da interface. Se a palavra-chave for precedida por um sinal de menos (-) , então a flag é removida.
Configura o endereço de hardware para esta interface, se o driver do dispositivo suportar esta operação. A palavra-chave deve ser seguida pelo nome da classe do hardware e o equivalente em ASCII do endereço de hardware. As classes de hardware atualmente suportadas incluem ether (Ethernet), ax25 (AMPR AX.25), ARCnet e netrom (AMPR NET/ROM).
Inicializa a flag de multicast para a interface. Normalmente, isto não será necessário já que os drivers ajustam as flags corretas por si só.
O nome ou endereço IP da máquina (um nome de máquina será traduzido para um endereço IP) da interface. Este parâmetro é necessário, apesar da sintaxe atualmente não requisitá-lo.

NOTAS

Deste o kernel 2.2 não existem mais estatísticas explícitas para os apelidos (aliases) de interfaces. As estatísticas mostradas para o endereço original são compartilhadas como todos os endereços associados ao mesmo dispositivo. Se desejar estatísticas por endereço você deve explicitamente adicionar regras de contabilização para os endereços usando o comando iptables(8)

ARQUIVOS

/proc/net/dev

BUGS

Os endereços appletalk DDP e IPX serão mostrados, mas não podem ser alterados com este comando.

VEJA TAMBÉM

route(8), netstat(8), arp(8), rarp(8), iptables(8)

AUTORES

Fred N. van Kempen, <waltje@uwalt.nl.mugnet.org> Alan Cox, <Alan.Cox@linux.org>

TRADUÇÃO E REVISÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA

Arnaldo Carvalho de Melo <acme@conectiva.com.br> (tradução) Jorge Luiz Godoy Filho <jorge@bestway.com.br> (revisão)

10 de fevereiro de 1996 net-tools