Scroll to navigation

DELUSER.CONF(5) File Formats Manual DELUSER.CONF(5)

NOME

/etc/deluser.conf - ficheiro de configuração para deluser(8) e delgroup(8).

DESCRIÇÃO

O ficheiro /etc/deluser.conf contém predefinições para os programas deluser(8) e delgroup(8). Cada linha contém um único par de valores no formato opção = valor. São permitidas cotações simples ou duplas a delimitar o valor, assim como o espaço em branco a rodear o sinal igual (=). As linhas comentários têm de ter um cardinal (#) na primeira coluna.

deluser(8) e delgroup(8) também leem /etc/adduser.conf, veja adduser.conf(5); as definições em deluser.conf podem sobrepor as definições feitas em adduser.conf.

As opções de configuração válidas são:

Se REMOVE_HOME ou REMOVE_ALL_FILES estiverem activos, todos os ficheiros são salvaguardados antes de serem removidos. O ficheiro de backup que é criado usa por predefinição nome-de-utilizador.tar(.gz|.bz2) no directório especificado pela opção BACKUP_TO. O método de compressão é escolhido pelo melhor que está disponível. Valores podem ser 0 ou 1. A predefinição é 0.
Seleciona o algoritmo de compressão para um backup de directório home. Pode ser definido para qualquer sufixo reconhecido por tar --auto-compress. A predefinição é .gz.
Se BACKUP estiver activo, BACKUP_TO especifica o directório onde a salvaguarda é escrita. A predefinição é o directório actual.
Uma expressão regular que descreve todos os tipos de sistemas de ficheiros que devem ser excluídos quando se procura ficheiros de um utilizador para serem apagados. A predefinição é "(proc|sysfs|usbfs|devtmpfs|devpts|afs)".
Uma lista de expressões regulares separadas por espaços. Todos os ficheiros a serem apagados no curso de apagar o directório home ou ficheiros cujo utilizador é dono em qualquer sítio são verificados contra cada uma destas expressões regulares. Se for detetada uma correspondência, o ficheiro não é apagado. A predefinição é uma lista de directórios de sistema, deixando apenas a /home. Assim apenas ficheiros sob /home que pertencem a esse utilizador específico irão ser apagados.
Apenas apaga um grupo se não existirem utilizadores pertencentes a este grupo. A predefinição é 0.
Remove todos os ficheiros no sistema cujo dono seja o utilizador a ser removido. Se esta opção estiver activa, REMOVE_HOME não tem efeito. O valor pode ser 0 ou 1. A predefinição é 0.
Remove o directório home e spool de mail do utilizador que vai ser removido. O valor pode ser 0 (não apagar) ou 1 (apagar). A predefinição é 0.

FICHEIROS

/etc/deluser.conf

VEJA TAMBÉM

adduser.conf(5), delgroup(8), deluser(8)

Debian GNU/Linux