Scroll to navigation

APT-SRC.PT(1p) User Contributed Perl Documentation APT-SRC.PT(1p)

NOME

apt-src - gere árvores de pacotes fonte debian

RESUMO

apt-src [options] command

apt-src [options] install|remove pkg1 [pkg2 ...]

apt-src location pkg

DESCRIÇÃO

apt-src é uma interface de linha de comandos para descarregar, instalar, actualizar e rastrear pacotes fonte debian. Pode ser corrido como utilizador normal, ou como root.

Ao contrário dos pacotes binários, os pacotes fonte não são instalados numa localização canónica. Em vez disso, eles são "instalados" ao se desempacotar a sua árvore fonte num directório, o qual pode ser onde você desejar. Um pacote fonte pode ser instalado várias vezes, em localizações diferentes. Este programa gere pacotes fonte instalados neste modo, e fornece funções de consulta para ajudar a descobrir onde um pacote fonte está instalado.

A menos que seja dada a opção -h ou --help, um dos seguintes comandos em baixo tem de estar presente.

Actualiza as listas de pacotes disponíveis. Idêntico a apt-get update, tal e qual, e tem de ser corrido como root na configuração predefinida.
Instala o pacote ou pacotes fonte nomeado no directório actual. Se já existir um pacote instalado no directório actual, irá tentar a actualização deste.

Este comando irá aceitar os nomes de pacotes binários, ou pacotes fonte. Tal como o apt-get install, você pode prefixar o nome com =versão ou /release para especificar qual versão instalar ou a partir de qual lançamento retirar a fonte.

Ele irá certificar-se que as dependências de compilação do pacote fonte estão satisfeitas.

Se for dada a opção --location, o pacote fonte será instalado ou actualizado na localização dada em vez de no directório actual.

Se for dada a opção --build, a cada nova instalação ou actualização do pacote este será compilado.

Actualiza todos os pacotes fonte instalados, ou, se forem usadas as opções --location ou --here, actualiza apenas pacotes fonte no directório especificado.

Se a opção --patch for dada (a predefinição), o apt-src irá tentar gerar uma patch contendo quaisquer alterações locais feitas ao pacote fonte, e irá aplicar esta patch à árvore actualizada. Isto irá permitir preservar as suas alterações locais por entre actualizações do pacote, mas pode nem sempre funcionar, e poderá por vezes ser necessário você fundir as suas alterações manualmente.

Se for dada a opção --build, a cada nova instalação ou actualização do pacote este será compilado.

Remove o pacote ou pacotes fonte nomeados. As opções --location e --here pode ser usadas para apenas remover pacotes num determinado directório.
Compila a fonte ou fontes especificadas. Se a fonte ainda não estiver instalada, será instalada primeiro.
Limpa as árvores do pacote ou pacotes fonte nomeados. As opções --location e --here pode ser usadas para apenas limpar pacotes num determinado directório.
Use esta opção para dar a conhecer ao apt-src uma árvore fonte desempacotada existente. Para além do nome sob o qual deve ser importada, você tem de especificar a localização da árvore fonte (com --location), e você pode precisar de informar a versão da fonte (com --version). Não espere que o comando de compilação funcione nesta fonte, a menos que ela tenha um directório debian/.
Se outros parâmetros, irá listar todos os pacotes fonte, os seus estados, e o directório onde estão instalados. Se for dado um nome de pacote. irá mostrar apenas as instâncias instaladas desse pacote fonte. Se as opções --location ou --here forem usadas, irão limitar a lista a pacotes no directório especificado.
Recebe um único parâmetro; o nome de um pacote fonte. Se o pacote está instalado, irá retornar a raiz da árvore fonte do pacote.

Este comando pode ser usado quando você precisa de incluir ficheiros de outro pacote fonte, ou algo do género. Por exemplo:

 -I`apt-src location pkg`
    
Recebe um único parâmetro; o nome de um pacote fonte. Se o pacote está instalado, irá retornar a versão do pacote que está instalado.
Recebe um único parâmetro; o nome de um pacote fonte (pode ser especificado com expressão regular). Retorna o nome do pacote fonte instalado que corresponde a esse nome, se existir algum.

OPÇÕES

Todas as opções de linhas de comandos podem ser definidas usando o ficheiro de configuração, as descrições indicam a opção de configuração a definir. Para operações booleanas você pode sobrepor o ficheiro de predefinições usando algo como -f-, --no-f, -f=no ou várias outras variações.

Mostra um texto de ajuda.
Compila os pacotes fonte após os instalar ou actualizar. Item de configuração: APT::Src::Compile.
Instala os pacotes após compilar as fontes. Implica --build. Item de configuração: APT::Src::InstallDebs

Note que se forem gerados vários pacotes a partir de um único pacote fonte, serão todos instalados.

Tenta aplicar patch de alterações locais na árvore fonte nova após a actualização. Activado por predefinição, use --no-p para desactivar. Item de configuração: APT::Src::Patch.
Especifica um directório; apenas opera em pacotes nesse directório. Item de configuração: APT::Src::Location.
Apenas opera em pacote no directório actual. Item de configuração: APT::Src::Here.
Apenas de uso com o comando version; faz omitir o número de versão debian da versão do resultado do pacote.
Não apaga os .debs e outros ficheiro compilados após os instalar com a opção --installdebs. Item de configuração: APT::Src::KeepBuilt
Não apaga ficheiros fonte ao remover o pacote fonte. Item de configuração: APT::Src:NoDeleteSource
--version
Especifica a versão da árvore fonte. De uso com o comando import.
Direciona todos os resultados do comando para /dev/null a menos que um comando deixe de funcionar como o esperado. Item de configuração: APT::Src::Quiet
Escreve resultados de cada comando quando este corre. Item de configuração: APT::Src::Trace

Adicionalmente às opções em cima, alguns itens de configuração menos usados podem apenas ser especificados nos ficheiros de configuração, /etc/apt/apt.conf e ~/.apt-src/config. Eles são:

O comando a usar para compilar uma árvore. Corre na árvore a compilar, usa por predefinição "dpkg-buildpackage -b -us -uc", com "-rfakeroot" acrescentado para utilizadores não-root.
O comando a usar se um utilizador não-root precisar torna-se root. Isto é usado, por exemplo, para satisfazer dependências de compilação. O sudo(8) é uma boa escolha e a predefinição. Se você desejar usar o su(1), você vai precisar de o definir para "su -c".
Controla se o apt-src certifica-se que as dependências de compilação de um pacote fonte estão instaladas quando o instala ou actualiza. Predefinido para verdadeiro, se você desligar isto, os pacotes podem falhar ao compilar devido a dependências de compilação em falta.

NOTA SOBRE NOMES

Você pode usar nomes de pacotes binários, ou nomes de pacotes fonte quando instala um novo pacote fonte.

O resto do tempo, quando lida com pacotes já instalados, presentemente você tem de usar os nomes de pacotes fonte (isto poderá vir a mudar). No entanto, você pode usar expressões regulares como parte dos nomes.

AMBIENTE

Este programa define APT_SRC_BUILD quando está a compilar um pacote.

EXEMPLOS

Para instalar a fonte para mutt(1) em /usr/src, a compilar, e instalar os debs resultantes:

  apt-src install --location=/usr/src -i mutt

Para rastrear alterações do pacote fonte mutt(1) instalado, e instalar os debs sempre que uma nova versão é lançada:

  apt-src install -i mutt

Para instalar uma cópia local do pacote foo, no qual você vai aplicar uma patch local:

  apt-src install foo
  cd foo-version
  patch <~/my-foo-patch
  apt-src build --installdebs foo

Para actualizar a sua cópia local do foo, aplicando a sua patch, compilando e instalando os novos debs:

  apt-src install -i foo

Para importar a árvore fonte em /usr/src/linux, a qual você descompactou a partir de um tarball de www.kernel.org (ou a partir do pacote kernel-source) para o apt-src, para que ele o reconheça:

  apt-src import kernel --location=/usr/src/linux --version=2.4.18

Num debian/rules de um pacote módulo de kernel que precisa de saber se vai ser compilado pelo apt-src, e se sim definir as variáveis KVERS, KSRC, e KDREV que o make-kpkg(1) costumava definir:

  ifdef APT_SRC_BUILD
  KDREV=$(shell apt-src version kernel\(-source.\*\)\?)
  KSRC=$(shell apt-src location kernel\(-source.\*\)\?)
  KVERS=$(shell apt-src name kernel\(-source.\*\)\? | sed s/kernel-source-//)
  endif

FICHEIROS

/etc/apt/sources.list
Localizações de onde obter os pacotes.
~/.apt-src/status
Ficheiro de estado do apt-src, lista os pacotes instalados.
/etc/apt/apt.conf
Ficheiro de configuração global para o apt-src (e apt(8)).
~/.apt-src/config
Ficheiro de configuração "por-utilizador" para o apt-src.

VEJA TAMBÉM

apt-get(8), sources.list(5), dpkg-source(1)

AUTOR

Copyright 2002 Joey Hess <joeyh@debian.org>

Isto é software livre, veja a GNU General Public Licence versão 2 ou posterior para condições de cópia. NÃO há nenhuma garantia.

2025-03-29 perl v5.40.1