Scroll to navigation

lpadmin(8) OpenPrinting lpadmin(8)

NOME

lpadmin - configura impressoras e classes do cups

RESUMO

lpadmin [ -E ] [ -U username ] [ -h server[:port] ] -d destination
lpadmin [ -E ] [ -U username ] [ -h server[:port] ] -p destination [ -R name-default ] option(s)
lpadmin [ -E ] [ -U username ] [ -h server[:port] ] -x destination

DESCRIÇÃO

lpadmin configura filas de impressoras e classes fornecidas pelo CUPS. Também pode ser usado para definir a impressora ou classe predefinida do servidor.

Quando especificada antes das opções -d, -p, ou -x, a opção -E força encriptação ao ligar ao servidor.

A primeira forma do comando (-d) define a impressora ou classe predefinida para destination. Os trabalhos de impressão subsequentes submetidos via comandos lp(1) ou lpr(1) irá usar este destino a menos que o utilizador especifique caso contrário com o comando lpoptions(1).

A segunda forma do comando (-p) configura a impressora ou classe nomeada. As opções adicionais estão descritas em baixo.

A terceira forma do comando -x) apaga a impressora ou classe destination. Quaisquer trabalhos que estejam pendentes para o destino irão ser removidos e qualquer trabalho que esteja actualmente a ser imprimido irá ser abortado.

OPÇÕES

As seguintes opções são reconhecidas quando se configura uma fila de impressão:

Adiciona a printer nomeada a class. Se class não existir será criada automaticamente.
Define um ficheiro PPD standard para a impressora a partir do directório model ou usando uma das interfaces de driver. Use a opção -m com o comando lpinfo(8) para obter uma lista dos modelos suportados. O modelo "raw" limpa qualquer ficheiro PPD existente e o modelo "everywhere" consulta a impressora referida pelo IPP device-uri especificado. Nota: Os modelos para lá de "everywhere" estão descontinuados e não serão suportados numa versão futura do CUPS.
Especifica se os valores de nível de suplemento IPP devem ser reportados.
Especifica se os valores de nível de suplemento SNMP (RFC 3805) devem ser reportados.
Define o limite de kilobyte para cotas por-utilizador. O valor é um número inteiro de kilobytes; um kilobyte são 1024 bytes.
Define o limite de páginas para cotas por-utilizador. O valor é um número inteiro de páginas que podem ser imprimidas; as páginas de dois-lados são contadas como duas páginas.
Define o período de conta para cotas por-utilizador. O valor é um número inteiro de segundos; 86,400 segundos é um dia.
Define as página(s) banner predefinida a usar para trabalhos de impressão.
Define uma opção PPD para a impressora. As opções PPD podem ser listadas usando a opção -l com o comando lpoptions(1).
Define uma opção do lado-do-servidor predefinida para o destino. Qualquer opção de momento-de-impressão pode ser predefinida, ex. "-o number-up-default=2" para definir o valor predefinido da opção "number-up" para 2.
Define o programa de comunicação binária a usar quando imprime, "none", "bcp", ou "tbcp". O programa predefinido é "none". O monitor de porto especificado tem de estar listado no ficheiro PPD da impressora.
Define a política para erros tais como impressoras que não podem ser encontradas ou acedidas, não suportem o formato a ser imprimido, falha durante a submissão dos dados de impressão, ou no caso de um ou mais filtros falharem. O nome tem de ser um de "abort-job" (aborta o trabalho em erro), "retry-job" (re-tenta o trabalho num tempo futuro), "retry-current-job" (re-tenta o trabalho actual imediatamente), ou "stop-printer" (pára a impressora em caso de erro). A política de erro predefinida é "stop-printer" para impressoras e "retry-current-job" para classes.
Define o destino para partilhado/publicado ou não-partilhado/não-publicado. Os destinos partilhados/publicados são anunciados publicamente pelo servidor na LAN com base na configuração de navegação em cupsd.conf, enquanto os destinos não-partilhados/não-publicados não são anunciados. O valor predefinido é "true" (verdadeiro).
Define a política de operação IPP associada com o destino. O nome tem de estar definido na secção Policy em cupsd.conf. A política de operação predefinida é "default".
Apaga a opção nomeada de printer.
Remove a printer nomeada de class. Se a classe resultante ficar vazia é removida.
Define controlo de acesso a nível-de-utilizador a um destino. Os nomes que começam com "@" são interpretados como grupos de UNIX. As duas formas posteriores desligam o controle de acesso a nível-de-utilizador. Nota: O utilizador 'root' não tem acesso especial - usar "-u allow:foo,bar" irá permitir aos utilizadores 'foo' e 'bar' aceder à impressora mas NÃO ao 'root'.
Define o atributo device-uri para a fila de impressão. Use a opção -v com o comando lpinfo(8) para obter uma lista de URIs de dispositivo suportados e esquemas.
Fornece uma descrição textual do destino.
Quando especificado antes das opções -d, -p, ou -x, força o uso de encriptação TLS na ligação ao agendador. Caso contrário, activa o destino e aceita trabalhos; isto é o mesmo que correr os programas cupsaccept(8) e cupsenable(8) no destino.
Fornece uma localização textual do destino.

OPÇÕES DESCONTINUADAS

As seguintes opções do lpadmin estão descontinuadas:

Esta opção historicamente era usada para fornecer ou um script de interface System V ou (como uma implementação de efeito-secundário) um ficheiro PPD. Nota: Os scripts de interface não são suportados pelo CUPS. Ficheiros PPD e drivers de impressoras estão descontinuados e não serão suportados numa versão futura do CUPS.
Especifica um ficheiro PostScript Printer Description (PPD) a usar com a impressora. Nota: Ficheiros PPD e drivers de impressoras estão descontinuados e não serão suportados numa versão futura do CUPS.

DE ACORDO COM

Ao contrário do sistema de impressão System V, o CUPS permite que os nomes das impressoras contenham qualquer caractere imprimível excepto SPACE, TAB, "/", ou "#". Também, os nomes das impressoras e classes não são sensíveis a maiúsculas/minúsculas.

Finalmente, a versão CUPS do lpadmin pode pedir ao utilizador uma palavra passe de acesso dependendo da configuração do sistema de impressão. Isto difere da versão System V que requer que seja o utilizador root a executar este comando.

NOTAS

Drivers de impressoras e backends do CUPS estão descontinuados e não irão ser mais suportados num futuro lançamento do CUPS. Impressoras que não suportem IPP podem ser suportadas usando aplicações como a ippeveprinter(1).

A versão CUPS do lpadmin não suporta todas as opções de configuração dos sistemas de impressão System V ou Solaris.

Scripts de interface não são suportados por razões de segurança.

O duplo significado da opção -E tem uma odisseia história infeliz.

O comando lpadmin comunica com o agendador (cupsd) para fazer alterações na configuração do sistema de impressão. Esta informação de configuração é guardada em vários ficheiros incluindo printers.conf e classes.conf. Estes ficheiros não devem ser editados diretamente e são um detalhe de implementação do CUPS que está sujeito a alterações a qualquer altura.

EXEMPLO

Criar uma fila de impressão IPP Everywhere:


lpadmin -p myprinter -E -v ipp://myprinter.local/ipp/print -m everywhere

VEJA TAMBÉM

cupsaccept(8), cupsenable(8), lpinfo(8), lpoptions(1), Ajuda online do CUPS (http://localhost:631/help)

COPYRIGHT

Copyright © 2021-2023 by OpenPrinting.

CUPS 2021-02-28