Scroll to navigation

dpkg-mergechangelogs(1) dpkg suite dpkg-mergechangelogs(1)

NOME

dpkg-mergechangelogs - fusão de 3 vias de ficheiros debian/changelog

RESUMO

dpkg-mergechangelogs [option...] old new-a new-b [out]

DESCRIÇÃO

Este programa irá usar as 3 versões fornecidas do changelog Debian para gerar um ficheiro changelog resultante de fusão. O changelog resultante é guardado no ficheiro out ou enviado para a saída standard se esse parâmetro não for fornecido.

Cada entrada é identificada pelo seu número de versão e são assumidas como não em conflito, elas são simplesmente fundidas na ordem correcta (ao diminuir o número de versão). Quando --merge-prereleases é usado, a parte do número de versão após o último til é largada de modo que 1.0-1~exp1 e 1.0-1~exp5 são consideradas a mesma entrada. Quando a mesma versão está disponível em ambas new-a e new-b, é tentada uma fusão standard de 3- vias baseada em linhas (desde que o módulo Algorithm::Merge esteja disponível — faz parte do pacote libalgorithm-merge-perl — caso contrário você vai obter um conflito global no conteúdo da entrada.).

Este programa foi introduzido no dpkg 1.15.7.

OPÇÕES

Ignora o número de versão quando as entradas são marcadas como UNRELEASED (desde dpkg 1.21.0).

Isto é útil quando você tem desenvolvimento divergente para versões que ainda não foram lançadas. Por exemplo, a 2.1-1 é lançada, depois acontece o desenvolvimento da nova 2.2-1 e depois para 2.3-1, onde faz sentido apenas ficar com uma entrada coalescida para 2.3-1 incluindo todo o desenvolvimento feito na 2.2-1.

Larga a parte após o último til no número de versão quando faz comparação de versões para identificar se duas entradas são supostamente a mesma ou não.

Isto é útil quando você continua a usar a mesma entrada de changelog mas vai incrementado regularmente o seu número de versão. Por exemplo, você pode ter 2.3-1~exp1, 2.3-1~exp2, ... até ao lançamento oficial 2.3-1 e elas são todas a mesma entrada de changelog que foi evoluindo com o tempo.

Mostra a mensagem de utilização e termina.
Mostra a versão e termina.

AMBIENTE

Define o modo de cor (desde dpkg 1.18.5). Os valores actualmente aceites são: auto (predefinido), always e never.
Se definida, será usada para decidir se deve activar o Suporte a Linguagem Nativa. Também como conhecido como suporte de internacionalização (ou i18n) (desde dpkg 1.19.0). Os valores aceites são 0 e 1 (predefinição).

LIMITAÇÕES

Tudo o que não seja analisado por Dpkg::Changelog é perdido durante a fusão. Isto pode incluir coisas como comentários que não eram suposto estar lá, etc.

INTEGRAÇÃO COM GIT

Se você deseja usar este programa para fundir ficheiros changelog Debian num repositório git, você tem primeiro de registar uma nova driver de fusão em .git/config ou ~/.gitconfig:

 [merge "dpkg-mergechangelogs"]
    name = debian/changelog merge driver
    driver = dpkg-mergechangelogs -m %O %A %B %A

Depois você tem de configurar o atributo de fusão para o ficheiro debian/changelog seja em .gitattributes no próprio repositório, ou em .git/info/attributes:

 debian/changelog merge=dpkg-mergechangelogs

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2024-03-10 1.22.6