table of contents
- bookworm-backports 4.24.0-2~bpo12+1
- testing 4.24.0-2
- unstable 4.25.0-1
PACMAN-KEY(8) | Manual do pacman | PACMAN-KEY(8) |
NOME¶
pacman-key - gerencia a lista de chaves confiáveis do pacman
SINOPSE¶
pacman-key [opções] operação [alvos]
DESCRIÇÃO¶
pacman-key é um script wrapper para o GnuPG usado para gerenciar o chaveiro do pacman, que é a coleção de chaves PGP usadas para verificar pacotes e base de dados assinados. Ele fornece a capacidade de importar e exportar chaves, buscar chaves dos servidores de chaves e atualizar a base de dados de confiança de chaves.
Um gerenciamento de chaveiro mais complexo pode ser obtido usando o GnuPG, combinado diretamente com a opção --homedir, apontando para o chaveiro do pacman (localizado em /etc/pacman.d/gnupg por padrão).
A chamada do pacman-key consiste em fornecer uma operação com todas as opções e alvos possíveis para operar. Dependendo da operação, um alvo pode ser um identificador de chave, nome de arquivo ou diretório válido.
OPERAÇÕES¶
-a, --add
-d, --delete
-e, --export
--edit-key
-f, --finger
-h, --help
--import
--import-trustdb
--init
-l, --list-keys
--list-sigs
--lsign-key
--nocolor
-r, --recv-keys
--refresh-keys
--populate
-u, --updatedb
-V, --version
-v, --verify
Com apenas um argumento, supõe que a assinatura seja uma assinatura desanexada e procure um arquivo de dados correspondente a ser verificado removendo a extensão do arquivo. Se nenhum arquivo de dados correspondente for encontrado, volta para a semântica do GnuPG e tenta verificar um arquivo com uma assinatura incorporada.
OPÇÕES¶
--config <arquivo>
--gpgdir <diretório>
--keyserver <servidor de chaves>
FORNECENDO UM CHAVEIRO PARA IMPORTAÇÃO¶
Uma distribuição ou outro repositório fornecido pode querer fornecer um conjunto de chaves PGP usadas na assinatura de seus pacotes e suas bases de dados de repositórios que podem ser prontamente importados para o chaveiro pacman. Isso é obtido fornecendo um arquivo de chaveiro PGP foo.gpg que contém as chaves para o chaveiro foo no diretório /usr/share/keyrings.
Opcionalmente, o arquivo foo-trusted pode ser fornecido contendo uma lista de IDs de chave confiáveis para esse chaveiro. Este é um arquivo em um formato compatível com a saída gpg --export-ownertrust. Este arquivo informará ao usuário quais chaves um usuário precisa verificar e assinar para criar uma rede local de confiança, além de atribuir valores de confiança do proprietário fornecidos.
Também opcionalmente, o arquivo foo-revoked pode ser fornecido contendo uma lista de IDs de chave revogados para esse chaveiro. Revogado é definido como "não é mais válido para qualquer assinatura", portanto deve ser usado com prudência. Uma chave que está sendo marcada como revogada será desabilitada no chaveiro e não será mais tratada como válida; portanto, isso sempre terá prioridade sobre seu estado confiável em qualquer outro chaveiro.
VEJA TAMBÉM¶
Consulte o site do pacman em https://archlinux.org/pacman/ para obter informações atuais sobre o pacman e suas ferramentas relacionadas.
BUGS¶
Bugs? Você deve estar brincando; não há erros neste software. Mas se por acaso estivermos errados, envie um relatório de erro com o máximo de detalhes possível no rastreador de erros do Arch Linux na seção Pacman.
AUTORES¶
Atuais mantenedores:
Principais colaboradores anteriores:
Para outros contribuidores, use git shortlog -s no repositório pacman.git.
TRADUÇÃO¶
A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>
Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.
Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.
29 outubro 2024 | Pacman 6.0.2 |