- buster-backports 4.10.0-1~bpo10+1
- testing 4.10.0-1
- unstable 4.10.0-1
PROTOCOLS(5) | Manual do Programador do Linux | PROTOCOLS(5) |
NOME¶
protocols - arquivo de definição de protocolosDESCRIÇÃO¶
Este arquivo é um arquivo ASCII, descrevendo os vários protocolos de internet DARPA que estão disponíveis para o subsistema TCP/IP. Ele pode ser consultado ao invés de usar os números nos arquivos ARPA incluídos ou, pior ainda, adivinhá-los. Estes números irão ocorrer no campo protocolo de qualquer cabeçalho de IP.Deixe este arquivo intocado, já que mudanças resultariam em pacotes IP incorretos. Números de protocolos e nomes são especificados pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority).
Cada linha tem o seguinte formato:
onde os campos são delimitados por espaços ou tabulações. Linhas vazias são ignoradas. Se uma linha contiver uma cerquilha (#), esta cerquilha e o resto da linha serão ignorados.
As descrições dos campos são:
- protocolo
- o nome nativo para o protocolo. Por exemplo, ip, tcp ou udp.
- número
- o número oficial para este protocolo como ele irá aparecer no cabeçalho de IP.
- aliases
- alias opcional para este protocolo.
Este arquivo pode ser distribuído sobre uma rede usando um serviço de nomes como Yellow Pages/NIS ou BIND/Hesiod.
ARQUIVOS¶
- /etc/protocols
- o arquivo de definição de protocolos.
VEJA TAMBÉM¶
getprotoent(3)COLOFÃO¶
Esta página faz parte da versão 5.04 do projeto Linux man-pages. Uma descrição do projeto, informações sobre relatórios de bugs e a versão mais recente desta página podem ser encontradas em https://www.kernel.org/doc/man-pages/.TRADUÇÃO¶
A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Roberto Selbach Teixeira <robteix@zaz.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.
Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.
5 agosto 2012 | Linux |