APT-LISTCHANGES(1) | Debian | APT-LISTCHANGES(1) |
NOME¶
apt-listchanges - Mostra novas entradas em changelog a partir de arquivos de pacotes Debian
SINOPSE¶
apt-listchanges [[opções...]] {[--apt] | [pacote.deb...]}
DESCRIÇÃO¶
apt-listchanges é uma ferramenta para mostrar o que foi alterado numa nova versão de um pacote Debian, em comparação com versão instalada actualmente no sistema.
Faz isto ao extrair as entradas relevantes de ambos NEWS.Debian e ficheiros changelog[.Debian], normalmente encontrados em /usr/share/doc/pacote, a partir de arquivos de pacotes Debian.
Por favor note que na instalação predefinida se o apt-listchanges for accionado durante actualizações como um plugin do APT, apenas mostra entradas de NEWS.Debian. Isto pode ser alterado com a opção --which.
Se forem mostradas entradas changelog e o pacote não conter o ficheiro changelog[.Debian], o apt-listchanges chama o comando apt-get changelog para descarregar o changelog da rede. Este comportamento pode ser desactivado com a opção --no-network.
Dando um conjunto de nomes de ficheiros como argumentos (ou ler a partir do apt usando --apt), o apt-listchanges irá sondar os ficheiros (assumindo que são arquivos de pacotes Debian) pelas entradas changelog relevantes, e mostra-las todas num sumário agrupado por pacote fonte. Os grupos são ordenados pela urgência da alteração mais urgente, e depois pelo nome do pacote. As alterações dentro de cada grupo de pacotes são mostradas pelo ordem em que aparecem nos ficheiros changelog, isto é, começando pela mais recente e acabando na mais antiga; pode ser usada a opção --reverse para alterar esta ordem.
OPÇÕES¶
apt-listchanges fornece as seguintes opções para controlar o seu comportamento. A maioria delas têm entradas equivalentes no ficheiro de configuração, veja "FICHEIRO DE CONFIGURAÇÃO" em baixo para detalhes.
--apt
-v, --verbose
-f, --frontend
pager
browser
xterm-pager
xterm-browser
text
syslog
log
gtk
none
Por favor note que o apt-listchanges irá tentar mudar para um utilizador sem privilégios antes de criar comandos nos frontends "browser", "xterm-browser", e "xterm-pager". No entanto, isto presentemente não se aplica ao frontend "pager". Veja também "VARIÁVEIS DE AMBIENTE" em baixo.
--hide
--email-address=endereço
--email-format={text|html}
-c, --confirm
-a, --show-all
-n, --no-network
--save-seen=ficheiro
--dump-seen
--since=versão
--latest=N
--which={news|changelogs|both}
--help
-h, --headers
--debug
--profile=nome
--log=file
--filter=command
--reverse
--ignore-apt-assume, --ignore-debian-frontend
--titled, --untitled
--select-frontend
SOBREPOSIÇÃO AUTOMÁTICA DE FRONTEND¶
Para uma melhor integração com as ferramentas existentes de gestão de pacotes, o apt-listchanges tenta detectar se as actualizações de pacotes são feitas num modo não-interactivo, e muda automaticamente o seu frontend para 'text' quando qualquer das seguintes condições é satisfeita.
Por objectivos de compatibilidade com verses anteriores, as últimas duas verificações de cima podem ser desactivadas com as entradas no ficheiro de configuração "ignore_apt_assume=true" ou "ignore_debian_frontend=true" (veja "FICHEIRO DE CONFIGURAÇÃO em baixo) ou ao usar as opções de linha de comandos --ignore-apt-assume ou --ignore-debian-frontend.
Por favor note também que o frontend "mail" já é um não-interactivo, assim nunca é mudado para o frontend "text".
Adicionalmente o apt-listchanges sobrepões os frontends baseados em X11 ("gtk", "xterm-pager", "xterm-browser") com "pager" (ou "browser" no caso de "xterm-browser") quando a variável de ambiente DISPLAY não está definida.
Por favor note que estes frontends silenciosos não são sujeitos a sobreposições: syslog, log.
FICHEIRO DE CONFIGURAÇÃO¶
apt-listchanges lê a sua configuração a partir de /etc/apt/listchanges.conf. O ficheiro consiste de secções com nomes dentro de parênteses rectos. Cada secção deve conter linhas no formato chave=valor. As linhas começadas com o sinal "#" são tratadas como comentários e ignoradas. Os ficheiros nomeados name.conf no directório /etc/apt/listchanges.conf.d são também lidos do mesmo modo e sobrepõem valores definidos no ficheiro de configuração principal.
Secção é um nome de perfil que pode ser usado como parâmetro da opção --profile.
A configuração da secção "apt" pode ser gerida por debconf(7), e a maioria dos ajustes lá podem ser alterados com a ajuda do comando dpkg-reconfigure apt-listchanges.
Chave é um nome de algumas opções de linha de comando (excepto para --apt, --profile, --help) com os hífenes iniciais removidos, e os hífenes restantes convertidos em underscores, por exemplo: "email_format" ou "save_seen".
Valor representa o valor da opção correspondente. Para opções de linha de comandos que não aceitam argumentos, como "confirm" ou "headers", o valor deve ser definido ou para "1", "yes", "true", e "on" de modo a activar a opção, ou para "0", "no", "false", e "off" para a desactivar.
Adicionalmente chave pode ser uma das seguintes palavras-chave: "browser", "pager" ou "xterm". O valor de tal entrada de configuração deve ser o nome de um comando apropriado, eventualmente seguido dos seus argumentos, por exemplo : "pager=less -R".
Exemplo 1. Exemplo de ficheiro de configuração
[cmdline] frontend=pager [apt] frontend=xterm-pager email_address=root confirm=1 [custom] frontend=browser browser=mozilla
O ficheiro de configuração em cima especifica que em modo de linha de comandos, o frontend predefinido deve ser "pager". Em modo do apt, o frontend xterm-pager é o predefinido, deve ser enviada por mail para o root uma cópia dos changelogs (se algum), e o apt-listchanges deve perguntar por confirmação. se o apt-listchanges for invocado com --profile=custom, será usado o frontend browser, e invocar o mozilla.
AMBIENTE¶
APT_LISTCHANGES_FRONTEND
APT_LISTCHANGES_USER, SUDO_USER, USERNAME
DEBIAN_FRONTEND
BROWSER
PAGER
APT_HOOK_INFO_FD
INICIALIZAÇÃO DA BASE DE DADOS DO QUE FOI VISTO¶
Quando o apt-listchanges é instalado pela primeira vez ou actualizado a partir duma versão antiga que não usava o formato actual da base de dados dos vistos, activa um temporizador do systemd, apt-listchanges.timer, o qual tenta a cada hora activar apt-listchanges.service, o qual sonda os ficheiros changelog e NEWS de todos os pacotes instalados e usa o seu conteúdo para preencher a base de dados do que está visto.
Pre-preencher a base de dados desta maneira faz o apt-listchanges correr mais rápido porque não tem de analisar os ficheiros changelog e NEWS dos pacotes actualmente instalados durante as actualizações quando determina quais novas entradas deve mostrar.
Pre-preencher a base de dados só deve ser preciso fazer uma vez em cada máquina, pois a partir daí em diante o apt-listchanges actualiza a base de dados automaticamente durante as actualizações. Assim, após o serviço ter corrido com sucesso até estar completo, o temporizador é desactivado automaticamente.
Se por alguma razão você acreditar que a base de dados dos vistos do apt-listchanges está incompleta ou errada, você pode reconstrui-la ao remover /var/lib/apt/listchanges e depois executar systemctl start apt-listchanges.service. Note que isto corre em primeiro plano até finalizar.
FICHEIROS¶
/etc/apt/listchanges.conf
/etc/apt/listchanges.conf.d/*.conf
/etc/apt/apt.conf.d/20listchanges
/var/lib/apt/listchanges
AUTOR¶
apt-listchanges foi escrito por Matt Zimmerman <mdz@debian.org>
O manutenção actual é feita por Jonathan Kamens <jik@kamens.us>
VEJA TAMBÉM¶
sensible-pager(1), sensible-browser(1), apt-get(8), aptitude(8)
TRADUTOR¶
Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>
2017-07-08 | apt-listchanges |